Indicadores
_
As estatísticas com perspetiva de género
- O que são?
- São estatísticas que refletem as diferenças e desigualdades na situação de mulheres e homens em todas as áreas da vida (Nações Unidas, 2006), bem como refletem questões relacionadas com a igualdade de género. As estatísticas com perspetiva de género dizem respeito a toda a sociedade e a todas as pessoas, mulheres e homens e não são um campo isolado, atravessam os campos tradicionais da estatística, como a economia, agricultura, saúde e emprego, para explorar as diferenças que existem entre mulheres e homens na sociedade.
- Quando e como surgiram?
- As estatísticas com perspetiva de género vão ao encontro do parágrafo 206 da Plataforma de Ação de Pequim, adotada na Quarta Conferência Mundial sobre a Mulher, realizada em Pequim em 1995, que recomenda que os serviços estatísticos nacionais, regionais e internacionais garantam que as estatísticas relacionadas a indivíduos sejam recolhidas, compiladas, analisadas e apresentadas desagregadas por sexo e idade e que devem refletir problemas e questões relacionadas a mulheres e homens na sociedade (Nações Unidas, 1996).
- Qual a sua pertinência?
- Fornecem evidências relativamente às diferenças entre mulheres e homens na sociedade, fortalecendo o sistema estatístico. Mulheres e homens continuam a ter papéis diferenciados na sociedade, acesso e controle sobre recursos distintos e competências e interesses diversos, pelo que é importante essa realidade estar refletida nas estatísticas oficiais.
- Quais as suas características?
- • Os dados são recolhidos e apresentados desagregados por sexo;
• Refletem questões de género;
• Baseiam-se em conceitos e definições que devem refletir adequadamente a situação de mulheres e homens e captar todos os aspetos de suas vidas;
• Têm em consideração estereótipos e aspetos sociais e culturais, os quais podem induzir viés nos dados.
- • Os dados são recolhidos e apresentados desagregados por sexo;
- Quais os seus objetivos?
- • Promover a compreensão da situação real de mulheres e homens na sociedade;
• Informar o público e os média;
• Estimular o debate público;
• Facilitar a ocorrência de mudanças na sociedade;
• Reduzir os estereótipos de género;
• Monitorizar o progresso em termos de igualdade de género e o pleno gozo de todos os direitos humanos e direitos fundamentais de mulheres e raparigas. - _
- • Promover a compreensão da situação real de mulheres e homens na sociedade;
- Implicam trabalho acrescido?
- Na maior parte das vezes o custo associado à desagregação por sexo é mínimo. Em alguns casos, simplesmente envolve a adição de uma pergunta extra ou uma coluna que especifique o sexo. Noutros casos, pode envolver a adição de várias questões. No entanto, o principal custo das estatísticas com perspetiva de género é o tempo envolvido na análise de determinado aspeto para ambos os sexos. No entanto, é de realçar que os ganhos são grandes, já que enriquecerá as informações disponíveis na investigação e aumenta o seu valor explicativo. A desagregação por sexo fornece dados mais precisos e permite a verificação de lógicas adicionais.
_
_
Informação complementar
Boletim Estatístico – Histórico
_
_