Prémio Viver em Igualdade
O Prémio Viver em Igualdade é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual – concretamente inscrita nos três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos estratégicos e específicos em matéria de Igualdade entre Mulheres e Homens,Prevenção e Combate à Violência contra as Mulheres e Violência Doméstica e Combate à Discriminação em razão da Orientação Sexual, Identidade de Género e Características Sexuais.
O Prémio destina-se a distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
O Prémio consistirá na atribuição de um certificado de mérito, destinado a ser usado na comunicação da autarquia, onde se atesta que o município referido é reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade.
Consulte o Regulamento, o Cronograma e a Ficha de Inscrição da 7ª Edição do Prémio Viver em Igualdade.
Lista de Candidaturas admitidas à 7ª Edição do Prémio Viver em Igualdade, aprovadas de acordo com os critérios previamente estabelecidos no Regulamento do Prémio, num total de 61 candidaturas admitidas.
Consulte a Lista de Candidaturas admitidas aqui.
Seguindo o cronograma do Prémio, o anúncio das Autarquias vencedoras será efetuado no site da CIG no dia 15 de outubro de 2024 e a sessão pública de entrega dos Prémios irá decorrer em Vila de Rei, no dia 24 de outubro, data em que se comemora do Dia Municipal para a Igualdade.
6.ª ed., 2022-2023
Foram distinguidos com Prémio “Viver em Igualdade”: Município de Abrantes, Município de Alfândega da Fé, Município de Amadora, Município de Angra do Heroísmo, Município de Barcelos, Município de Boticas, Município de Cascais, Município de Fafe, Município de Felgueiras, Município de Guimarães, Município de Lagoa (Algarve), Município de Lisboa, Município de Lousã, Município de Mangualde, Município de Matosinhos, Município de Mirandela, Município de Mondim de Basto, Município de Montijo, Município de Oeiras, Município de Oliveira do Hospital, Município de Penalva do Castelo, Município de Póvoa de Lanhoso, Município de Tábua, Município de Vila Nova de Gaia e Município de Vila Pouca de Aguiar.
Foram distinguidos com Menção Honrosa: Município de Albergaria-a-Velha, Município de Câmara de Lobos, Junta de Freguesia de Canidelo (Vila Nova de Gaia), Município de Madalena do Pico, Município de Monção, Município de Montemor-o-Velho, Município de Nelas, Município de Soure e Município de Trofa.
5.ª ed., 2020-2021
Foram distinguidas com Prémio “Viver em Igualdade” as Câmaras Municipais de: Abrantes, Angra do Heroísmo, Barcelos, Cascais, Fafe, Figueira da Foz, Guimarães, Horta, Lagoa (Algarve), Lousã, Matosinhos, Mirandela, Oliveira do Hospital, Póvoa do Lanhoso e Tábua.
Foram distinguidas com Menção Honrosa as Câmaras Municipais de: Alfândega da Fé, Almada, Amarante, Faro, Felgueiras, Funchal, Mangualde, Oliveira de Azeméis, Santarém, São Roque do Pico e Seixal.
4.ª ed., 2018-2019
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Cascais, Guimarães, Lagoa (Algarve), Oliveira de Azeméis, Seixal. Menção Honrosa: Abrantes; Alfandega da Fé; Amarante; Figueira da Foz; Funchal; Matosinhos; Póvoa de Lanhoso; Vila Nova de Famalicão; Vila Nova de Gaia; Vila Verde.
3.ª ed., 2016-2017
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Abrantes, Alfândega da Fé, Cascais, Lagoa (Algarve), Lisboa, Odivelas, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Lanhoso. Menção Honrosa: Amadora; Fafe; Figueira da Foz Horta (Açores) Mirandela; Madalena (Açores); Câmara de Lobos (Madeira) Santarém Sever do Vouga Vila Fanca de Xira Vila do Conde Vila do Porto (Açores) Vila Verde.
2.ª ed., 2014-2015
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Abrantes, Cascais, Odivelas, Santa Maria da Feira, Seixal e Valongo. Receberam Menção Honrosa os Municípios de: Águeda, Angra do Heroísmo, Funchal e Lousã.
1.ª ed., 2012-2013
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Abrantes, Montijo, Seixal e Valongo. Receberam Menção Honrosa os Municípios de: Águeda, Cascais, Ílhavo, Oeiras, Seia e ainda a Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Última atualização em 5 de julho de 2022