Prémio Viver em Igualdade
O Prémio Viver em Igualdade é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual – concretamente inscrita nos três Planos Nacionais de Ação que definem objetivos estratégicos e específicos em matéria de igualdade entre mulheres e homens (IMH), prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica (VMVD) e combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade de género e características sexuais (OIC).
O Prémio destina-se a distinguir Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas.
O Prémio consistirá na atribuição de um certificado de mérito, destinado a ser usado na comunicação da autarquia, onde se atesta que o município referido é reconhecido como um dos melhores locais para viver em igualdade.
A 6.ª edição tem a decorrer a aceitação de candidaturas, até ao dia 6 de junho.
5.ª ed., 2020-2021
Foram distinguidas com Prémio “Viver em Igualdade” as Câmaras Municipais de: Abrantes, Angra do Heroísmo, Barcelos, Cascais, Fafe, Figueira da Foz, Guimarães, Horta, Lagoa (Algarve), Lousã, Matosinhos, Mirandela, Oliveira do Hospital, Póvoa do Lanhoso e Tábua.
Foram distinguidas com Menção Honrosa as Câmaras Municipais de: Alfândega da Fé, Almada, Amarante, Faro, Felgueiras, Funchal, Mangualde, Oliveira de Azeméis, Santarém, São Roque do Pico e Seixal.
4.ª ed., 2018-2019
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Cascais, Guimarães, Lagoa (Algarve), Oliveira de Azeméis, Seixal. Menção Honrosa: Abrantes; Alfandega da Fé; Amarante; Figueira da Foz; Funchal; Matosinhos; Póvoa de Lanhoso; Vila Nova de Famalicão; Vila Nova de Gaia; Vila Verde.
3.ª ed., 2016-2017
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Abrantes, Alfândega da Fé, Cascais, Lagoa (Algarve), Lisboa, Odivelas, Oliveira de Azeméis, Póvoa de Lanhoso. Menção Honrosa: Amadora; Fafe; Figueira da Foz Horta (Açores) Mirandela; Madalena (Açores); Câmara de Lobos (Madeira) Santarém Sever do Vouga Vila Fanca de Xira Vila do Conde Vila do Porto (Açores) Vila Verde.
2.ª ed., 2014-2015
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Abrantes, Cascais, Odivelas, Santa Maria da Feira, Seixal e Valongo. Receberam Menção Honrosa os Municípios de: Águeda, Angra do Heroísmo, Funchal e Lousã.
1.ª ed., 2012-2013
Foram distinguidas as Câmaras Municipais de: Abrantes, Montijo, Seixal e Valongo. Receberam Menção Honrosa os Municípios de: Águeda, Cascais, Ílhavo, Oeiras, Seia e ainda a Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Última atualização em 19 de outubro de 2020