CIG presente na Conferência Final do Programa Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual
Realizou-se esta quinta-feira, dia 3 de julho, a Conferência Final do “Programa Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual”, com a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas/os formandas/os da 3.ª edição.
“É uma iniciativa que nos enche de orgulho e esperança no futuro do Desporto em Portugal”, considerou o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, na abertura da sessão, que decorreu na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP).
Os participantes no Programa Novas Lideranças estão “comprometidos pela igualdade” e são “movidos pela ética”, sublinhou Pedro Dias, que já foi um dos mentores da formação antes de ter assumido funções governativas.
“O vosso empenho e as vossas ideias são o motor” de uma iniciativa que procura “capacitar os participantes para a liderança de um desporto mais igual”, reforçou o Secretário de Estado, dirigindo-se às/aos formandas/os, empenhadas/os na construção de “um desporto mais justo e mais plural.”
Presente na sessão, a presidente da Comissão de Cidadania e Igualdade de Género (CIG) destacou o caráter que marca o Programa Novas Liderança, celebrando um “compromisso coletivo, que não é episódico, é para ficar, para um desporto mais justo.”
Sandra Ribeiro sublinhou não ser possível “falar de boa governança sem falar de equidade”, acrescentando que “a diversidade no desporto não é apenas desejável, é um ativo estratégico” das organizações. Na avaliação do Programa Novas Lideranças, a presidente da CIG considerou que “há impacto, há continuidade e há transformação.”
Por sua vez, o presidente do COP congratulou-se com a contribuição dada pela organização “para formar mais jovens, dando-lhes as ferramentas necessárias para terem uma vida profissional diferente.”
E destacou o facto de 60 por cento das pessoas formadas ao longo das três edições do Programa, serem mulheres. “O COP estará sempre disponível para programas que desenvolvam a igualdade de género”, sublinhou Fernando Gomes.
A sessão incluiu duas conferências, a primeira a cargo de Eduarda Amorim, membro do “IOC Athletes’ Declaration Steering Commitee” e da Comissão de Ética do Comité Olímpico do Brasil, e antiga andebolista campeã mundial, que abordou a temática da preparação para a transição de carreira.
“Nós, os atletas, vivemos numa bolha e às vezes esquecemo-nos que a nossa carreira pode terminar a qualquer momento”, disse, sublinhando haver um imperativo de formação: “Eu sabia que precisava de ter um diploma” para trabalhar em gestão do desporto, como era o seu objetivo.
A segunda conferência teve a autoria da secretária-geral do Comité Olímpico de Portugal, Diana Gomes, que reforçou o objetivo que o COP tem no desenvolvimento do Programa Novas Lideranças. “É um sinal claro do compromisso do Comité Olímpico, empenhado em preparar quem vive o desporto de forma intensa, para um prolongamento, integrado na sociedade e desempenhando papéis de liderança”, referiu.
Dirigente e mãe recente, Diana Gomes defendeu que “ser mulher no dirigismo desportivo ainda é um desafio, e acumulá-lo com a maternidade, especialmente numa fase tão exigente, obriga a quebrar barreiras e preconceitos”. Reforçou a necessidade de se “abrir caminho para que mais mulheres ocupem espaços de decisão, sem terem de escolher entre serem líderes ou mães.”
Passou-se então à apresentação de 12 projetos construídos ao longo de seis meses pelas pessoas em formação.
- Isabel Ozorio – Rugby – HER TIME;
- Leandro Almeida – Boxe – AS PUGILISTAS DO AMANHÃ;
- Joana Fortuna – Atletismo – MULHERES NO DESPORTO: LIDERANÇA E IGUALDADE;
- Rodrigo Graça – Futebol – O PROBLEMA QUE TODOS VEMOS, MAS POUCOS FALAM;
- Mariana Ferreira – Patinagem – IGUALDADE EM MOVIMENTO;
- Margarida Cardoso – Rugby – O RUGBY É PARA TODOS!;
- Alexandre Silva – Futebol – GDI-GERAÇÃO DA IGUALDADE;
- Daniel Simões – GCP (Ginásio Clube Português)- JOGA EM IGUALDADE;
- Miriam Rautenberg – Boxe – MORE WOMEN IN BOXING;
- Vicente Albuquerque – AEFADEUP – ESTUDANTES EM AÇÃO, LÍDERES EM IGUALDADE;
- André Pereira – Atletismo – PROGRAMA ‘SAVE IT RUN’- CORRIDA SEGURA;
- Bruna Campos – Basquetebol – ÍNICIO DE CARREIRA.
Estes projetos foram desenvolvidos sob orientação dos mentores
- André Seabra,diretor da Portugal Football School;
- Carla Ribeiro, chefe da Divisão Desporto para Todos do IPDJ, IP;
- Carlos Barroca, embaixador da NBA Basketball Scool Portugal;
- Daniel Moura, coordenador do Gabinete Atividade Física & Desporto da Universidade Nova, participante da 2.ª edição do programa NL;
- João Paulo Almeida, antigo diretor-geral do COP;
- Madalena Ferreira, gestora de Desporto da Associação Naval de Lisboa, Secção de Remo, participante na 2.ª edição do programaNL;
- Ricardo Carvalho, fundador e diretor da Social Innovation Sports; Sílvia Vermelho, vogal do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I. P, entre 2022 e 2024;
- Sofia Ramalho, team managerda Equipa Feminina de Basquetebol do Sport Lisboa Benfica.
A sessão foi encerrada por Cristina Almeida, diretora do Departamento de Estudos e Projetos do COP, que garante a operacionalização do Programa, e pela coordenadora pedagógica, Elisabete Jacinto, membro da Comissão Mulheres e Desporto do COP.
No momento de fazer o balanço, Elisabete Jacinto realçou: “é um momento de renovação de compromisso com a igualdade de género”, disse.
“Isto é algo que se inicia agora, confiamos muito no vosso trabalho no futuro. O desporto ganha novas vozes, novas lideranças”, disse Cristina Almeida aos formandos agora diplomados.
A 3.ª edição do programa Novas Lideranças | Para um Desporto +Igual foi coordenada por Elisabete Jacinto, da Comissão Mulheres e Desporto do COP, teve como moderadora e dinamizadora Carla Rocha, apresentadora de rádio e consultora na área de comunicação – que fez a apresentação da sessão desta quinta-feira -, e pretendeu criar uma rede de líderes com capacidade para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, cuja liderança assente em valores, como o da igualdade entre mulheres e homens.
Ao mesmo tempo teve como objetivo desenvolver o conhecimento da tomada de decisão no desporto para alcançar uma boa governação, aumentar o número de mulheres em posições de decisão no desporto, a nível local, regional e nacional e implementar os “Objetivos de Igualdade de Género e Inclusão, 2021-2024”, do COI.
O programa Novas Liderança é promovido pelo COP, com o apoio da Solidariedade Olímpica e assenta numa parceria colaborativa com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e com Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM). Um dos objetivos prioritários é a “promoção e valorização do dirigismo desportivo feminino”, e constitui ainda resposta ao objetivo de capacitar jovens dirigentes para a liderança de um desporto +igual previsto nos instrumentos de política pública quer do IPDJ – Plano Nacional de Juventude (medida 175), quer da CIG – Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (medida 234).