Projeto “(In)Formar para a Igualdade” formou pessoal docente da EB1/JI Professor Manuel Martins Alves, Loulé
Teve lugar no dia 5 de junho a última de cinco sessões de formação dirigidas à equipa docente que garante todas as atividades letivas do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico na EB1/JI Professor Manuel Martins Alves, em Loulé.
A formação, que contou com a participação de 21 pessoas (20 do sexo feminino e 1 do sexo masculino) e teve a duração de 32 horas, desenvolveu-se em regime híbrido (presencial e online) e faz parte do percurso formativo dirigido a toda a comunidade da EB1/JI Professor Manuel Martins Alves no âmbito do projeto “(In)Formar para a Igualdade”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Loulé em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), a Universidade do Algarve e o Agrupamento de Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita.
O projeto terá a duração de 3 anos letivos e tem como principal objetivo integrar a igualdade entre raparigas e rapazes de forma permanente e transversal nos diversos domínios da educação formal e não formal proporcionados neste estabelecimento de ensino e pela sua cultura organizacional.
Isabel Cruz, técnica superior da CIG, Teresa Alvarez, investigadora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI), da Universidade Aberta, e Helena Gomes, Conselheira Externa para a Igualdade na Vida Local, compõem a equipa que realizou esta formação e acompanhará o percurso formativo dos diferentes grupos de profissionais da escola até ao final do ano letivo de 2024/2025.
Trata-se de um projeto pioneiro e de uma experiência piloto, pois será o primeiro do ensino público em Portugal que usará, de forma plena, a metodologia “Whole School Approach”, preconizada pelo Ministério da Educação no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC). Parte do pressuposto de que a cidadania não se aprende apenas por processos retóricos, mas por processos vivenciais e considera a educação para a cidadania e para a igualdade “uma missão de toda a escola”, visando o envolvimento de docentes, pessoal não docente, professores e professoras das AECs, encarregados e encarregadas de educação e famílias, sendo os alunos e as alunas do pré-escolar e 1.º ciclo as crianças destinatárias finais.
O projeto passa ainda pela criação de ambientes educativos igualitários, nas salas de aula e em todos os espaços da escola, tornando a linguagem formal e informal verdadeiramente igualitária.