Violência doméstica – Informações e apoio
800 202 148
3060
violencia@cig.gov.pt
25 novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres
Proclamado pela ONU em 1999, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres tem por objetivo alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres, algo que continua a ser uma das violações dos direitos humanos mais frequentes e generalizadas no mundo.
Em 2025, os dados até 30 de setembro revelam que foram 19 as vítimas de homicídio em contexto de violência doméstica, das quais 16 mulheres.
Entre julho e setembro foram acolhidas na Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica 1486 pessoas, sendo 794 mulheres, 670 crianças e 22 homens.
De modo a contribuir para o reforço de uma mobilização coletiva em prol da prevenção e combate à violência doméstica e outras formas de violência vamos dar um novo impulso ao Pacto contra a Violência.
O Pacto Contra a Violência é uma iniciativa que reforça o compromisso coletivo na prevenção e combate à violência contra as mulheres, à violência doméstica e ao tráfico de seres humanos.
A adesão ao Pacto é um compromisso estratégico que valoriza a dignidade humana, promove a igualdade e contribui para uma sociedade mais justa e segura, onde todas as pessoas possam viver sem medo e com respeito pelos seus direitos fundamentais.
Neste novo impulso do Pacto contra a Violência, foram já várias as empresas que disseram presente ao desafio lançado pela CIG, estando já disponíveis para firmar esse compromisso. Muitas outras manifestaram também o desejo de o fazer e irão firmar esse compromisso nas próximas semanas.
A CIG organiza mais um evento para assinalar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, com o propósito de alertar para a violência física, psicológica, sexual e social que atinge as mulheres, e que continua a ser uma das violações dos direitos humanos mais frequentes e generalizadas no mundo.
O evento realiza-se hoje, 25 de novembro, às 14h30, no MAAT Central, antigo Museu da Eletricidade. Pode assistir em direto no nosso canal de Youtube ou no Facebook.

















