Foi publicada em Diário da República a nova Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2025-2030
No dia 27 de outubro foi publicada em Diário da República a Resolução do Conselho de Ministros n.º 167/2025 que aprova a Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2025-2030.
A ENED agora aprovada vem dar continuidade e aprofundar o compromisso político nacional no domínio da Educação para o Desenvolvimento (ED) assumido desde 2010 pelas sucessivas Estratégias Nacionais de Educação para o Desenvolvimento e, à semelhança das estratégias anteriores, foi elaborada com base num amplo trabalho de debate e reflexão levado a cabo por diversas entidades públicas e da sociedade civil.
Destacamos a participação constante da CIG neste processo colaborativo, que existe desde 2010, ou seja, desde a construção da primeira ENED. De facto, a CIG colaborou ativamente ao longo dos anos para a concretização dos planos de ação das sucessivas ENED, fazendo parte do grupo de trabalho das Entidades Subscritoras do Plano de Ação (ESPA) da ENED. A importância da participação da CIG traduz-se na progressiva integração da dimensão da igualdade de género na ENED, quer nos seus princípios, quer nas suas atividades. Esta incorporação transversal da igualdade de género tem também vindo a acontecer no trabalho desenvolvido pelas Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGDs) participantes no grupo de trabalho das ESPA.
A ENED 2025-2030 contribui para o cumprimento das responsabilidades assumidas por Portugal no quadro internacional (ONU, União Europeia, Conselho da Europa, OCDE, Global Education Network Europe – GENE e Programa Ibero-americano de Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável) e, no plano nacional, tem contribuído e propõe-se continuar a aprofundar a articulação com outras estratégias e plano nacionais, nomeadamente com a ENIND, que concorrem para a promoção de uma cidadania ativa, comprometida com os princípios do estado de Direito Democrático.



















