CIG promove webinar nacional dedicado à prevenção primária da violência no namoro
No passado dia 28 de outubro de 2025, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) promoveu o webinar nacional “Enraizar a mudança pelo fim da Violência Contra as Mulheres e da Violência Doméstica – Melhorar a Intervenção, Promover a Prevenção”, uma iniciativa que contou com 661 participantes ao longo de todo o dia.
O encontro, realizado em formato online, teve como principal objetivo aprofundar o conhecimento e partilhar práticas de prevenção da Violência Contra as Mulheres e da Violência Doméstica (VMVD), com especial enfoque na prevenção primária da violência no namoro.
A sessão sublinhou a importância de atuar precocemente junto das camadas mais jovens, promovendo o desenvolvimento de competências que permitam reconhecer comportamentos abusivos, gerir emoções de forma saudável e construir relações baseadas na empatia, no respeito e na reciprocidade.
Entre os objetivos centrais do webinar destacaram-se a disseminação do “Guia de Requisitos Mínimos para Programas e Projetos de Prevenção Primária da Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica”, a partilha de práticas e conhecimentos sobre a violência no namoro e a mobilização para a importância de fortalecer fatores de mudança social e cultural.
O evento contou com intervenções de especialistas nacionais e internacionais. A sessão de abertura foi conduzida por Manuel Albano, Vice-Presidente da CIG, seguindo-se a apresentação sobre políticas públicas da prevenção primária, a cargo de Ricardo Loureiro e Rute Azevedo, da equipa técnica da CIG.
O painel “Violência no Namoro: Compreender para Transformar” reuniu Camila Iglesias (Universidade Lusófona de Lisboa), Isabel Mesquita (Universidade de Évora) e Sofia Neves (Universidade da Maia – ISMAI), sob moderação de Ricardo Higuera Mellado, da Associação Men Talks.
Durante a tarde, o painel “Violência no Namoro: Caminhos para a Prevenção e Intervenção” contou com Helena Viegas (Corações Com Coroa), Humberto Carolo (White Ribbon, Canadá), Margarida Pacheco (UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta) e Mariana Magalhães (Casa dos Choupos – Espaço Trevo), com moderação de Rosa Saavedra, da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Dirigido a profissionais da Administração Pública, do setor da economia social e setor privado empresarial, bem como a equipas técnicas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), o webinar representou um espaço de reflexão, partilha e reforço do compromisso coletivo na prevenção primária da violência no namoro.
Com uma forte adesão e contributos de várias áreas, a iniciativa reforçou o papel da CIG na prossecução das políticas sociais públicas em matéria de prevenção primária da violência no namoro.





















