Dia Mundial da Saúde Sexual | 4 de setembro
Artigo de Lisa Vicente.
A Saúde Sexual consiste num estado de bem-estar físico emocional, mental e social relacionado com a sexualidade; não é meramente a ausência de doença, disfunção ou enfermidade. A saúde sexual requer uma abordagem positiva e respeitadora da sexualidade e dos relacionamentos sexuais, assim como a possibilidade de obter prazer e experiências sexuais seguras, livres de coação, discriminação e violência. (OMS, 2006)
Porque continua a ser importante falar de Saúde Sexual?
A concretização da saúde sexual, continua a não ser pensada, como aspeto vital da nossa saúde, que existe por direito próprio e que não circunscreve apenas à saúde reprodutiva.
Continua a ser importante pensar nela como um direito humano consagrado para além das escolhas e/ou possibilidades reprodutivas individuais e que se estende temporalmente para além da idade reprodutiva.
Continua a ser relevante assinalar que para que seja atingida a saúde sexual, é essencial que os direitos sexuais de todas as pessoas sejam respeitados, protegidos e atingidos.
Assinalar o Dia Mundial da Saúde Sexual é uma forma ativa de criar e manter a consciência de que a Saúde Sexual é um aspeto central da saúde e do bem estar individual. O Dia Mundial da Saúde Sexual foi criado em 2010 pela World Association for Sexual Health (WAS) sendo anualmente assinalado no dia 4 de setembro por mais de 60 Países em todo o mundo. Todos os anos o Dia Mundial da Saúde Sexual é subordinado a um tema para o qual se concentram a atenção global.
Portugal passou a ser o primeiro País do mundo a instituir oficialmente um Dia Nacional da Saúde Sexual. A Instituição deste Dia Nacional, foi votado por unanimidade na Assembleia da República em 2021 e passou desde então a ser assinalado no mesmo que o Dia Mundial da Saúde sexual.
O tema deste World Sexual Health Day (WSHD 2025) é Sexual Justice. What can we do? e tem um conjunto de atividades previstas em todo o mundo.
Todas as pessoas, Entidades e Organizações são convocadas a pensar sobre estes conceitos nas atividades que implementam. A CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, desenvolve um importante trabalho em áreas como a Igualdade de Género, a luta contra todas as formas de violência e a luta contra prática da mutilação genital feminina (MGF). Congratulo-me pela CIG assinalar a Saúde Sexual e este dia, desejando que o tema deste ano venha a constituir uma inspiração para novos projetos e intervenções.
World Sexual Health Day (WSHD 2025) no Porto
Em Portugal e em concreto no Porto este dia é assinalado com dois importantes Eventos:
– Na Reitoria da Universidade do Porto, organizada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, decorre uma Sessão Pública que destacará o tema Justiça Sexual: O que Podemos Fazer?
– No fim desse Evento a Universidade do Porto e a World Association for Sexual Health (WAS) vão assinar, no dia 4 de setembro (Dia Mundial da Saúde Sexual), no Salão Nobre da Reitoria, o protocolo de colaboração que estabelece a criação do Observatório Mundial de Saúde Sexual, cuja sede será estabelecida na U. Porto.
Saiba mais sobre o projeto do Observatório.
Lisa Vicente
Assistente Graduada de Ginecologia-Obstetrícia. Pós-Graduação em Medicina Sexual. Reconhecimento de Competência em Sexologia pela Ordem dos Médicos.
Membro da Direção da Competência de Sexologia da Ordem dos Médicos desde 2017.