4ª edição do Curso de formação “Cidadania e Segurança Online. Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE!”
Estão abertas as candidaturas para a 4ª edição do Curso de formação acreditado para docentes “Cidadania e Segurança Online. Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE!”.
Se é docente dos 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, está preocupada/o com a ciberviolência que atinge desproporcionalmente crianças e jovens, em particular raparigas, e pretende ser parte da mudança, este curso é para si!
As candidaturas estarão abertas até 30 de setembro de 2025e o período do curso de formação será de 14 de outubro a 12 de dezembro de 2025.
O curso terá a duração total de 26 horas (19 horas assíncronas + 7 horas síncronas em horário pós-laboral, entre as 19h00 e as 21h00, e trabalho autónomo). As sessões síncronas realizar-se-ão nos dias 21 e 30 de outubro, 4 e 10 de novembro, e 11 e 12 de dezembro de 2025.
Esta formação combina sessões teóricas e práticas, e tratará do equilíbrio entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência sexual; do papel da educação digital na conscientização entre pares e na segurança das comunidades online; do combate à culpabilização e traumatização das vítimas.
Visa ainda aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência sexual e capacitar docentes para preparar crianças e jovens para os seus riscos, com informação científica atualizada e aplicação de um programa educativo de capacitação de discentes face à ciberviolência.
Esta formação é promovida pela Universidade Aberta em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), no âmbito do Projeto Europeu bE_SAFE – Conscientização sobre a CIBERVIOLÊNCIA e defesa de um ambiente online mais SEGURO para raparigas e mulheres (CERV-2022-DAPHNE-101096462-BE-SAFE), promovido pela Ombudsperson for Gender Equality da República da Croácia, com a participação de parceiros da Croácia, Portugal e Espanha: Institute for Social Research in Zagreb, CESI – Center for Education, Counseling and Research, Domine, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e Lobby Europeo de Mujeres en España.
Para mais informações e candidaturas, consulte o site da Universidade Aberta.
Financiado pela União Europeia. As visões e opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade da/o autora/es e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelas mesmas. Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).