Programa Conciliação e Igualdade de Género
PROJETOS
ViViDo – Plataforma de Gestão da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica
Promotor: Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT)
O Projeto ViViDo – Plataforma de Gestão da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica tem como objetivo criar uma plataforma digital, como uma ferramenta de gestão, para fornecer um conhecimento aprofundado, sistemático e atualizado do panorama nacional da violência contra as mulheres e a violência doméstica.
Representa uma resposta estratégica às prioridades territoriais da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
Mais informações aqui.
O valor do trabalho não pago de mulheres e de homens – trabalho de cuidado e tarefas domésticas
Promotor: CESIS – Centro de Estudos para a Intervenção Social
Este projeto pretende-se estimar a dimensão do consumo de trabalho não pago – trabalho de cuidado e tarefas domésticas; o valor monetário do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas; o impacto do trabalho não pago de mulheres e de homens – cuidado e tarefas domésticas – na economia nacional, e em particular no PIB e elaborar recomendações de política pública.
Mais informações aqui.
Os benefícios sociais e económicos da igualdade salarial entre mulheres e homens
Promotor: ISEG – School of Economics & Management – Universidade de Lisboa
O projeto Os benefícios sociais e económicos da igualdade salarial entre mulheres e homens (Gender Pay Gap – E) procura estimar o incremento potencial nos salários das mulheres e no rendimento das mulheres e das famílias em Portugal decorrente da eliminação da desigualdade salarial entre homens e mulheres. Simultaneamente, pretende avaliar as consequências deste incremento na diminuição da pobreza no país. Pretende, ainda, analisar o efeito do diferencial salarial no produto dos territórios portugueses. Tal deverá evidenciar os contextos territoriais cuja mitigação de discrepâncias salariais será mais benéfica para a economia.
Mais informações aqui.
(Re) Desenhar Afetos
Promotor: ADICE – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Cidade de Ermesinde
O projeto (Re) Desenhar Afetos visa envolver toda a sociedade a valorizar a importância de eliminar as desigualdades de género desde a infância até à adolescência, por meio de um processo educativo que se desenrolará no contexto de escola prolongando-se ao contexto familiar e social.
Mais informações aqui.
Estudo Avaliativo sobre o impacto das medidas aplicadas a pessoas agressoras
Promotor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)
O projeto Estudo Avaliativo sobre o impacto das medidas aplicadas a pessoas agressoras visa conhecer o impacto das medidas aplicadas a pessoas agressoras, procurando refletir sobre a realidade nacional de acordo com as soluções adotadas por outros países das UE e produzir recomendações para a promoção de políticas públicas de prevenção da violência doméstica (VD) e violência de género.
Mais informações aqui.
Projeto “Inês = Pedro?”
Promotor: Município de Alcobaça
O Projeto “Inês = Pedro?” pretende contribuir para a concretização da ENIND, através da operacionalização de várias ações em contexto de educação formal (AESMP e EPADRC) e não formal (CPCJ de Alcobaça), nomeadamente com o objetivo de “garantir condições para uma educação e formação livres de estereótipos de género” e de “prevenir/reduzir a violência nas relações interpessoais”.
REDE PARES: Violência de Género e Empoderamento
Promotor: Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA)
O projeto REDE PARES: Violência de Género e Empoderamento pretende desenvolver uma ferramenta de intervenção, para utilização a nível local, cujo principal objetivo é a promoção do empoderamento e da participação cívica das mulheres que foram ou são alvo de violência contra as mulheres e doméstica (VMVD).
Mais informações aqui.
Participo! – Participação cívica e política das Mulheres
Promotor: União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
O projeto Participo! – Participação cívica e política das Mulheres tem como principais objetivos promover o aumento das taxas de participação política e cívica de mulheres e raparigas nas freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, promover um maior envolvimento das mulheres que já participam na vida política e cívica local e desejam aumentar os seus níveis de responsabilidade, numa ótica de sensibilização para a igualdade de género e de oportunidades e criar ferramentas para facilitar a participação política e cívica a nível local.
Mais informações aqui.
Cávado + Igual
Promotor: Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado)
O projeto Cávado + Igual pretende materializar a 1ª abordagem sistematizada e estratégica da CIM direcionada para as questões da igualdade e da conciliação, em matéria de gestão organizacional dos Municípios associados.
Mais informações aqui.
Fronteiras de Vidro – Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres
Promotor: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES)
O projeto Fronteiras de Vidro – Custos e fatores da segregação profissional e educativa para homens e mulheres propõe-se fazer uma abordagem integrada das várias vertentes dos impactos da segregação do mercado de trabalho e das escolhas vocacionais nas desigualdades económicas entre mulheres e homens.
Mais informações aqui.
Oficina de Afetos: Educar em Igualdade
Promotor: Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social
O projeto “Oficina de Afetos – Educar para a Igualdade” irá implementar um programa integrado de base local com vista à promoção de competências relacionais, assente na promoção da Igualdade entre Mulheres e Homens e de uma cultura de afetos, envolvendo crianças, famílias e educadores/as, que possa ser replicado noutros contextos territoriais.
Mais informações aqui.
MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior
Promotor: Instituto Politécnico de Viseu
O projeto MAIs – Mulheres Agricultoras em Territórios do Interior pretende aumentar a participação cívica e associativa das mulheres agricultoras nas regiões do interior, através da sua capacitação, contribuindo para a maior visibilidade do seu papel social e para o aumento da igualdade entre homens e mulheres. É um projeto de intervenção baseado na Teoria da Mudança, que pressupõe a utilização de instrumentos participativos, desde a fase de diagnóstico, à intervenção e avaliação.
Mais informações aqui.
Rede de Autarquias para a Igualdade
Promotor: Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social
O projeto Rede de Autarquias para a IGUALDADE visa criar uma rede de autarquias promotoras da igualdade entre mulheres e homens e da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, que em conjunto se propõem a testar instrumentos e metodologias já validados, com vista à identificação de boas práticas já existentes e à criação de medidas de ação positiva e inovadoras passiveis de serem incorporadas por outras autarquias.
Mais informações aqui.
Oeste +Igual
Promotor: Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM)
PrO projeto Oeste + Igual pretende ser um projeto-piloto na implementação de políticas eficazes, instrumentos e boas práticas nas áreas da Igualdade de Género e da Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal nos 12 municípios da OesteCIM.omotor: Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM).
Mais informações aqui.
Projeto No!
Promotor: Junta Freguesia Benfica
O Projeto No! é um projeto de prevenção primária e estratégias de apoio a crianças e jovens na área da VMVD, utilizando a capacitação de técnicos, crianças e jovens como recurso, tendo como base estruturante programas que treinam e desenvolvem competências interpessoais livres de estereótipos e cultura de não violência. Insere-se no sector prioritário e) Justice and Home affairs do MFEEE-2014-2021, no objetivo prevenir a violência doméstica e de género.
Mais informações aqui.
YES Igualdade
Promotor: Câmara Municipal de Felgueiras
O projeto YES Igualdade, em linha com os objetivos do programa e as necessidades identificadas do Programa de Conciliação e Igualdade de Género, propõe o desenvolvimento de um conjunto de ações inovadoras que incidam em áreas específicas, como contribuir para “Garantir a participação cívica e política das mulheres “, promovendo a igualdade entre mulheres e homens a nível local e regional. As ações planeadas com os jovens vão na mesma direção, visando sensibilizá-los, mas também capacitá-los a replicar e reinventar estratégias em seus contextos profissionais.
Mais informações aqui.
Construção de um Sistema de Avaliação de Funções e Remunerações nos CCT das Indústrias do Vestuário e Curtumes com vista à melhoria da Qualidade do Emprego e promoção da Igualdade
Promotor: FESETE – Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis, Lda
Tem como objectivo geral, reforçar o conhecimento e a capacidade das organizações dos trabalhadores e empregadores através da construção de um sistema de avaliação de funções e remunerações das categorias profissionais da produção dos sectores do Vestuário e Curtumes, ancorado na metodologia de avaliação do valor do trabalho sem enviesamento de género, com o objectivo de promover o Diálogo Social e a Contratação Colectiva sectorial e de empresa, expurgadas da discriminação salarial de género e concomitantemente, promovendo a qualidade do emprego e a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens.nifícios, Vestuário, Calçado e Peles de Portugal.
Mais informações aqui.
bridGEs: Empresas do Alto-Minho pela Igualdade de Género
Promotor: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
O projeto bridGEs: Empresas do Alto-Minho pela Igualdade de Género visa criar/adaptar e testar instrumentos para medir e estudar desigualdades de género nas organizações de trabalho, envolvendo a participação direta e ativa das organizações.
Mais informações aqui.
PROJETOS PRÉ-DEFINIDOS
Ge-HEI – Gender Equality in Higher Educations Institutions
Promotor: Direção Geral do Ensino Superior
O Projeto Ge-HEI – Gender Equality in Higher Educations Institutions tem como objetivo compreender os fatores que contribuem para explicar as desigualdades no Ensino Superior, para melhor as identificar e combater.
Mais informações aqui.
National Statistics System on Gender Equality
Promotor: Instituto Nacional de Estatística
O Projeto National Statistics System on Gender Equality visa melhorar as Bases de Dados sobre Género atualmente desenvolvidas pelo INE, para que um sistema mais abrangente de estatísticas e informações de género, em várias dimensões, esteja disponível, quer para stakeholders responsáveis por políticas, quer por toda a sociedade.
Mais informações, aqui.
Equality Platform and Standard
Promotor: Comissão para a Igualdade no Mercado de Trabalho
O Projeto Equality Platform and Standard tem como finalidade a promoção da igualdade de género e o combate às persistentes disparidades de género no mercado de trabalho, designadamente a desigualdade salarial entre mulheres e homens.
Mais informações, aqui.
Projeto Promova – Gender Equality Opportunities in Senior Management
Promotor: Confederação Empresarial de Portugal
O Projeto Promova – Gender Equality Opportunities in Senior Management visa identificar e desenvolver talentos femininos com potencial de liderança, com o objetivo de fomentar a sua promoção a funções de gestão de topo das empresas, contribuindo desse modo para diminuir o gap da igualdade de género e para quebrar barreiras, que ainda existem, no acesso a posições e funções de liderança.
Mais informações, aqui.