Violência doméstica – Informações e apoio
800 202 148
3060
violencia@cig.gov.pt
Formação para docentes em Cidadania e Segurança Online | Inscrições até 5 de março
Estão abertas, até 5 de março, as inscrições para a 5ª edição do Curso de formação acreditado para docentes “Cidadania e Segurança Online. Prevenir a Ciberviolência: bE_SAFE!”.
Este é um curso promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) em cooperação com a Universidade Aberta (UAb).
O curso é dirigido a docentes dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que tenham preocupação com a ciberviolência que atinge desproporcionalmente crianças e jovens, em particular raparigas.
As inscrições estão abertas até 5 de março de 2026. Para mais informações sobre o curso e para se inscrever, consulte o site da UAB. A formação decorrerá entre 17 de março e 27 de maio de 2026.
O uso da Internet trouxe liberdade de acesso ao mundo virtual e também novos riscos como a ciberviolência e a ciberviolência sexual, fenómeno crescente com impactos na vida de jovens e crianças, em especial do sexo feminino. Como preparar raparigas e rapazes para este fenómeno, conhecendo-o, compreendendo o seu impacto e sabendo utilizar internet de modo seguro?
Este curso de formação de 26 horas (19 horas assíncronas e 7 horas síncronas e trabalho autónomo), combina sessões teóricas e práticas, e tratará do equilíbrio entre a liberdade online e a prevenção da ciberviolência sexual; do papel da educação digital na conscientização entre pares e na segurança das comunidades online; do combate à culpabilização e traumatização das vítimas.
Visa ainda aumentar o conhecimento sobre a ciberviolência sexual e capacitar docentes para preparar crianças e jovens para os seus riscos, com informação científica atualizada e aplicação de um programa educativo de capacitação de discentes face à ciberviolência.
O curso é coordenado por Teresa Pinto, voluntária especialista da PpDM, formadora e membro da Associação Portuguesa de Estudos Sobre as Mulheres (APEM) e conta com as formadoras Teresa Alvarez, Rita Mira e Elisa Seixas, assim como a colaboração das especialistas convidadas Alexandra Silva, Elsa Nogueira e Maria Sepúlveda.

















