Violência doméstica – Informações e apoio
800 202 148
3060
violencia@cig.gov.pt
CIG assinou protocolo de colaboração para a subscrição do Plano de Ação da ENED
A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Carina Quaresma, assinou esta quarta-feira, dia 21 de janeiro, o protocolo de colaboração para a subscrição do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento (ENED) 2025-2030.
A assinatura do documento decorreu na Sala de Protocolo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em Lisboa, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Ana Isabel Xavier.
Para além da CIG, subscreveram o Plano de Ação da ENED a Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), Agência Portuguesa do Ambiente (APA), Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Comissão Nacional da UNESCO, Instituto de Educação, Qualidade e Avaliação (EduQA), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Em representação da sociedade civil, o Plano de Ação foi subscrito pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local (ANIMAR), Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação (ARIPESE), Associação de professores para a educação intercultural (APEDI), Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente (CPADA), Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento (PPONGD), Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD).
A sessão incluiu ainda uma apresentação da ENED pela Presidente do Camões, I.P., Embaixadora Florbela Paraíba, que, numa segunda intervenção, destacou alguns dos principais indicadores relativos aos 20 anos da Linha de Financiamento do instituto dedicada a projetos de Educação para o Desenvolvimento.
Perspetivando os desafios futuros da Educação para o Desenvolvimento, a sessão contou ainda com as intervenções de Liam Wegimont, Diretor Executivo do Global Education Network Europe, Pilar Debén, Chefe de serviço de Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Cidadania Global da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, em representação do Programa Ibero-americano de Cidadania Global para o Desenvolvimento Sustentável, e Carla Paiva, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD.
O encerramento da sessão esteve a cargo do Presidente do Conselho Diretivo do EduQa, I.P., Luís Pereira dos Santos.
A CIG acompanhou a ENED desde a primeira edição (2010-2015), perseguindo o objetivo de promover a integração da ótica da igualdade entre mulheres e homens nas iniciativas desenvolvidas no âmbito da Educação para o Desenvolvimento (ED).
A ED é entendida como um processo de aprendizagem ao longo da vida, comprometido com a formação integral das pessoas, com o aprofundamento do pensamento crítico, eticamente informado e com a participação cívica.
Está comprometida com a transformação social no sentido do combate às desigualdades sociais, pelo que a igualdade entre mulheres e homens é assumida como um dos princípios orientadores das suas ações. O Protocolo hoje assinado reforça a articulação entre as duas estratégias nacionais, a ENIND e a ENED rumo a um objetivo comum: transformar o mundo num lugar de paz, mais justo e sustentável e onde igualdade social possa ser plenamente vivida por todas as pessoas.




























