CIG forma municípios portugueses sobre a igualdade entre raparigas e rapazes no desporto
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) promoveu, no 18 de novembro de 2025, em formato online, a segunda edição da ação de formação nacional “Promoção da igualdade entre raparigas e rapazes no desporto”.
A equipa formadora foi composta por Isabel Cruz, da CIG e pela convidada externa, Maria João Filipe, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A sessão contou ainda com o acompanhamento de Isabel Rosinha e Madalena Nunes, da equipa de suporte aos municípios.
Ao longo da formação, foram apresentadas orientações políticas internacionais e nacionais sobre a igualdade entre raparigas e rapazes no desporto, bem como as principais dimensões das desigualdades entre raparigas e rapazes no desporto. Partilharam-se igualmente recursos disponíveis e iniciativas recentes que visam melhorar a participação das raparigas e das mulheres nas várias dimensões do desporto.
Com a duração de três horas, a sessão foi dirigida a conselheiras e conselheiros locais para a Igualdade, equipas municipais de igualdade, membros de executivos municipais e dirigentes e pessoal técnico com responsabilidades nesta matéria.
Participaram 66 pessoas (53 mulheres e 13 homens), provenientes de 38 municípios: Almada, Amadora, Arganil, Arruda dos Vinhos, Caldas da Rainha, Cantanhede, Cascais, Cinfães, Constância, Covilhã, Crato, Felgueiras, Figueira de Castelo Rodrigo, Golegã, Gondomar, Grândola, Góis, Lagoa (Algarve), Lisboa, Mesão Frio, Mogadouro, Monchique, Mondim de Basto, Penacova, Penalva do Castelo, Peniche, Pombal, Portalegre, Santa Cruz, Santa Maria da Feira, Sardoal, Setúbal, Soure, São Roque do Pico, Terras de Bouro, Torres Novas, Vila Nova de Gaia e Vila Real.



















