CIG forma municípios portugueses na área da comunicação institucional inclusiva
Nos dias 7 e 14 de outubro de 2025, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) promoveu uma formação online de âmbito nacional dirigida a municípios, sob o tema “Comunicação Institucional Inclusiva ao Serviço das Políticas para a Igualdade”.
A ação foi dinamizada por Natividade Coelho e Isabel Rosinha, formadoras da CIG, com o acompanhamento de Madalena Nunes, da equipa técnica de apoio aos municípios.
Com seis horas de duração, destinou-se a pessoal técnico dos municípios, nomeadamente do setor da comunicação, incluindo conselheiras e conselheiros locais para a igualdade, membros dos executivos camarários, dirigentes e elementos das Equipas para a Igualdade na Vida Local.
A ação nacional capacitou 70 participantes (62 mulheres e 8 homens) dos seguintes 33 municípios, para reforçar a comunicação pública ao serviço da igualdade entre mulheres e homens: Aguiar da Beira, Alenquer, Armamar, Beja, Bombarral, Braga, Bragança, Cantanhede, Carregal do Sal, Castro Daire, Chaves, Coimbra, Constância, Figueira de Castelo Rodrigo, Lagoa (Algarve), Loulé, Lousã, Matosinhos, Mondim de Basto, Ovar, Penacova, Peniche, Portimão, Póvoa de Lanhoso, Santa Comba Dão, Santa Cruz, Sardoal, Soure, Terras de Bouro, Torres Novas, Vila do Conde, Vila Nova de Cerveira e Vila Real de Santo António.
Integrada na estratégia de capacitação contínua da CIG, esta formação contribui ainda para a implementação dos Planos Municipais para a Igualdade e para a territorialização da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018–2030 (ENIND) e respetivos Planos Nacionais de Ação.