Violência doméstica – Informações e apoio
800 202 148
3060
violencia@cig.gov.pt
Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina | 6 de fevereiro
Assinala-se hoje, dia 6 de fevereiro, o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, prática que atenta contra os direitos fundamentais das mulheres e das raparigas de todo o mundo.
Nesta data reforçamos que a MGF é uma violação dos direitos humanos com impactos na saúde física, sexual e mental de milhões de meninas e mulheres e deixamos um apelo ao reforço das alianças entre ativistas de base comunitária, comunidades, governos, organizações da sociedade civil e o sector privado, no sentido de construir um movimento social capaz de pôr fim às normas nefastas que perpetuam esta prática.
Como salienta Mónica Ferro, diretora da United Nations Population Fund, numa mensagem que aqui partilhamos, são mais de 230 milhões as raparigas e mulheres que foram sujeitas à MGF e vivem com a necessidade de acesso a serviços de cuidados adequados.
Todos os anos, cerca de 4 de milhões de raparigas são vítimas de MGF, sendo mais de 2 milhões sujeitas a esta prática antes dos cinco anos de idade.
Mónica Ferro destaca ainda a importância da prevenção e deixa um apelo à renovação do compromisso, individual e coletivo, de eliminar a prática da MGF.



























