Violência doméstica – Informações e apoio
800 202 148
3060
violencia@cig.gov.pt
Comissão Europeia procura obter pontos de vista sobre a forma de aumentar a participação das mulheres na investigação e inovação
A Comissão Europeia lançou um convite à apreciação para ajudar a definir o primeiro plano de ação para as mulheres na investigação, na inovação e nas empresas em fase de arranque. Esta iniciativa visa tornar a UE o principal destino das mulheres no domínio da investigação e inovação até ao final da década.
Ekaterina Zaharieva, Comissária responsável pelas empresas em fase de arranque, investigação e inovação, declarou: “Queremos que as mulheres na investigação, na inovação e nas empresas em fase de arranque vejam o seu futuro na Europa. É por esta razão que estamos a fazer da Europa o lugar onde a sua ambição é mais bem apoiada.”
O plano de ação visa explorar a reserva diversificada de talentos da UE para reforçar a competitividade e estimular a inovação. Enfrentará desafios persistentes em matéria de igualdade de género, propondo estratégias para melhorar as condições de trabalho e a progressão na carreira das mulheres. Esta iniciativa está alinhada com a campanha Escolher a Europa, promovendo o ambiente de investigação exemplar do continente, uma qualidade de vida sem paralelo e a dedicação à diversidade e à inclusão. Até 2030, a ambição da Europa é cultivar um ambiente inigualável no seu apelo às mulheres que prosseguem carreiras na investigação e inovação.
O convite está aberto a contribuições de cidadãos, empresas, decisores políticos, académicos e organizações da sociedade civil. Está aberto até 23 de fevereiro de 2026 no portal «Dê a sua opinião».

















