Violência doméstica – Informações e apoio
800 202 148
3060
violencia@cig.gov.pt
Dia Internacional dos Direitos Humanos | 10 de dezembro
O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, em virtude da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948, tendo sido proclamado através da Resolução 423 (V) pela Assembleia Geral da ONU, a 4 de dezembro de 1950.
Esta data é assinalada com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o mundo, independentemente da raça, cor ou religião, do género, da língua, da opinião política e da origem nacional ou social.
A celebração deste dia tem como objetivo lembrar a comunidade internacional da importância de proteger e promover os direitos humanos em todo o mundo. Esse dia também serve como uma oportunidade para destacar os desafios e as atuais violações esses direitos, além de promover a consciencialização e a ação em sua defesa.
O tema designado para o Dia dos Direitos Humanos de 2025 – “O essencial de cada dia”, destaca a presença quotidiana dos direitos humanos e sua influência direta na vida de todas as pessoas. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos promove esta iniciativa com o objetivo de reconectar as cidadãs e os cidadãos com a importância desses direitos, mesmo em aspetos que muitas vezes passam despercebidos. A campanha ressalta que os direitos humanos são positivos, essenciais e alcançáveis, e incentiva a identificar e compartilhar os elementos que conferem dignidade à vida e que estão relacionados aos princípios universais de dignidade, igualdade e justiça.
Em muitos locais os conflitos estão a escalar, a pobreza e a fome a aumentar e as desigualdades a agravar-se. A crise climática é uma crise de direitos humanos que está a atingir mais duramente os mais vulneráveis, entre eles, mulheres e raparigas. A igualdade entre mulheres e homens continua, pensando de forma global, a ser um sonho distante e, em diversos contextos, a liberdade e os direitos das mulheres estão a ser reduzidos.
Neste dia importante, vamos proteger, defender e apoiar todos os direitos humanos, sendo um momento mais do que nunca importante para promover e respeitar todos os direitos sociais, culturais, económicos, civis e políticos que protegem todas as pessoas.
É fundamental promover a justiça e a igualdade para mulheres, meninas e minorias.
O futuro, tal como o passado, também é das mulheres deste mundo.
Direitos humanos não são opinião!
Direitos Humanos não são negociáveis!

















