48.º Aniversário da CIG
Hoje celebramos 48 anos de compromisso com a igualdade e a não discriminação.
Desde 1977, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género tem sido um pilar na construção de uma sociedade mais justa, onde todas as pessoas, independentemente do género, possam viver com dignidade e oportunidades iguais. Ao longo destas décadas, quebrámos barreiras, promovemos políticas públicas inovadoras e reforçámos a proteção dos direitos humanos.
Este percurso é feito de conquistas coletivas no âmbito do combate a estereótipos de género que limitam perspetivas e oportunidades, iniciativas para o empoderamento das mulheres e maior visibilidade e estímulo ao seu contributo em diversas áreas onde se encontram habitualmente sub-representadas.
Apesar do longo caminho já efetuado, persistem expressões gravíssimas de uma desigualdade estrutural de género: a violência doméstica e diversas outras formas de violência contra as mulheres, incluindo o tráfico de seres humanos, a mutilação genital feminina e outras práticas tradicionais nefastas.
Assim, a prevenção e o combate, designadamente à violência doméstica é uma prioridade absoluta, para qual a CIG procura dar diariamente o seu contributo, quer seja na vertente da prevenção e sensibilização, quer no apoio às vítimas, através da Rede Nacional existente a este nível (RNAVVD), quer em termos de coordenação da política publica neste âmbito.
Importa atender ao papel que a CIG tem tido também ao nível da coordenação de planos de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais, assim como o combate à discriminação resultante da interseção de múltiplos fatores.
Cada ação reflete a determinação da CIG em transformar realidades e garantir que a igualdade não é apenas um princípio, mas uma prática.
A materialização da Igualdade implica um empenho coletivo das diversas entidades parceiras (públicas, da sociedade civil, da academia, do setor privado) e da população em geral. A CIG celebra também este percurso conjunto, reiterando o seu firme compromisso nesta caminhada, lado a lado, com todos/as aqueles/as que ajudam a fazer mais e melhor.
Celebramos o passado, assumimos o presente e projetamos o futuro: um futuro onde a igualdade é uma realidade para todas as pessoas. Muito obrigada a quem, ao longo destes 48 anos, fez e faz parte desta missão!



















