CIG recebeu a visita da Rede Europeia dos Direitos das Vítimas
No passado dia 20 de outubro, a CIG recebeu a visita da Rede Europeia dos Direitos das Vítimas (ENVR).
Organizada ao nível nacional pelo Ministério da Justiça, a visita teve como objetivo dar a conhecer o sistema de apoio às vítimas de violência doméstica em Portugal e o sistema de teleassistência.
Por parte da CIG, a sessão foi dinamizada pela Marta Silva e pela Andreia Lourenço Marques e, posteriormente, pela AMCV, a FEM e a Casa Qui. Da parte da tarde, a comitiva da ENVR deslocou-se à sede da Cruz Vermelha Portuguesa.
A ENVR foi criada em 2016 pelas conclusões do Conselho (Conclusões de Amesterdão, 9997/16) e funciona de forma organizacional permanente desde 2018.
Tem como missão promover uma cooperação e colaboração ativas entre pessoas peritas – decisores/as políticos/as e profissionais – que trabalham em entidades públicas nacionais dos Estados-Membros da UE, responsáveis pelos direitos das vítimas.
Atualmente, trabalha com cerca de 120 pessoas peritas nacionais e a sua atividade abrange todos os Estados-Membros da EU e é gerida pela Associação da Rede Europeia dos Direitos das Vítimas sob a égide do Programa Justiça da União Europeia.




















