CIG participou no Workshop “Leveraging Gender-Related Evidence for Effective Gender Mainstreaming”
Desenvolver competências na utilização de dados quantitativos para gerar evidências relacionadas com as questões de género foi o objetivo do Workshop – Leveraging Gender-Related Evidence for Effective Mainstreaming, que se realizou em Vilnius, Lituânia, nos passados dias 1, 2 e de 3 de julho.
A iniciativa, que contou com a participação de representantes de diferentes autoridades nacionais, entre as quais a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), proporcionou uma reflexão e o debate sobre os desafios inerentes à construção de estatísticas sensíveis ao género, através de exercícios de utilização de evidências para suportar políticas com perspetiva de género e influenciar decisões orçamentais.
O conhecimento das potencialidades da base de dados do Instituto Europeu da Igualdade de Género (EIGE), um recurso à disposição das autoridades nacionais para a identificação de evidências de género de apoio às políticas, foi também uma das mais-valias do Workshop.
Este evento assumiu particular relevância para Portugal e para a CIG, que estabeleceu planos de ação para a integração da perspetiva de género no Orçamento do Estado e de promoção das estatísticas sensíveis ao género.
Com este Workshop, encerrou-se a 1ª fase do Projeto Gender Mainstreaming in Public Policy and Budgeting, financiado pela União Europeia, no quadro do Instrumento de Apoio Técnico (TSI), SG Reform, e implementado pela Expertise France, em parceria com o Instituto Universitário Europeu (EUI) e o EIGE.
A CIG esteve representada no Workshop pela Diretora de Serviços de Apoio à Estratégia e Planeamento, Ana Fernandes, e pelo Técnico Superior Luís Marvão.