Brasil lança manual de prevenção da violência doméstica dirigido às mulheres que vivem fora do país
O Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, em parceria com o Instituto Nós Por Elas, apresentou, no passado dia 30 de junho, o manual de “Prevenção da Violência contra as Mulheres Brasileiras no Exterior”, elaborado pelo Ministério das Mulheres e pelo Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal do Brasil.
O documento tem como finalidade orientar e apoiar as mulheres brasileiras residentes no estrangeiro, disponibilizando informações sobre as diversas formas de violência, os mecanismos de proteção existentes e os canais de denúncia disponíveis.
A apresentação do manual, que teve lugar na Embaixada do Brasil, decorreu no âmbito o evento “Ações de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Lisboa”, que incluiu ainda a formalização da adesão do Consulado-Geral do Brasil em Lisboa à campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”.
Criada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, esta iniciativa visa apoiar vítimas de violência doméstica, que são orientadas a desenharem um “X” na palma da mão ou em um pedaço de papel como forma silenciosa e segura de pedir ajuda.
Aceda ao Manual “Prevenção da Violência contra as Mulheres Brasileiras no Exterior”