CIG marca presença na XIII Conferência Corações com Coroa e reforça compromisso com a igualdade de género
A Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) participou, no passado dia 24 de maio, na XIII Conferência Corações com Coroa, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Sob o mote “Pronta para o 2.º turno?”, foi dada a conhecer uma campanha que visa promover uma reflexão pública sobre a desigualdade de género que sustenta o quotidiano de muitas mulheres, nomeadamente sobre o desequilíbrio na repartição do trabalho doméstico e de cuidado, que continua a ser realizado maioritariamente pelas mulheres.
Esta campanha, que tem agregada uma exposição denominada “Invisíveis”, que será exposta a partir de dia 4 na Gare do metro do Cais do Sodré, conta com o apoio institucional da CIG e da CITE, e ainda do METRO DE LISBOA .
O storytelling da campanha foi apresentado em palco pela socióloga Catarina Mendes Cruz, pelo criativo Edson Athayde, por Carla Tavares, presidente da CITE, e Sandra Ribeiro, presidente da CIG.
A conversa conduzida por Catarina Furtado com Heloísa Perista, Sandra Cunha, Dalila Cerejo e Paulo Nossa lançou a questão: “E se um dia as mulheres pararem?”, desafiando o público a repensar o valor do trabalho não remunerado.
A conferência contou ainda com momentos culturais protagonizados pela fadista Carminho e pela poetisa Alice Neto de Sousa, e culminou com a entrega do Prémio Comunicação Corações Capazes de Construir e do Prémio Especial do Júri para o Jornalismo de Proximidade, com apresentação de Vasco Palmeirim.
A CIG reafirma, com esta participação, o seu compromisso com a promoção da igualdade de género e o reconhecimento do trabalho invisível que sustenta tantas dimensões da vida em sociedade.