Ação de Capacitação: Desporto em Ação – Enraizar a mudança pelo fim da violência Contra as Mulheres e da Violência Doméstica
A Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género vai realizar a Ação de Capacitação “Desporto em Ação – Enraizar a mudança pelo fim da violência Contra as Mulheres e da Violência Doméstica – Melhorar a Intervenção, Promover a Prevenção”, dirigida a federações desportivas, associações desportivas e clubes desportivos.
A ação terá lugar no dia 5 de junho, das 14h00 às 17h00, no formato online, podendo as inscrições ser efetuadas até dia 3 de junho através do formulário disponível em https://forms.gle/84hytm3oMww3XCH38. Será dinamizada por Ricardo Loureiro e Rute Azevedo, do Núcleo de Violência Doméstica e Violência de Género da CIG.
Esta formação terá como base as orientações e recomendações previstas no Guia Requisitos Mínimos para Programas e Projetos de Prevenção Primária da Violência Contra as Mulheres e Violência Doméstica e Guia de Intervenção Integrada com Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, ambos produzidos pela CIG. Estes Guias pretendem ser recursos ao dispor de qualquer entidade que pretenda iniciar ou melhorar a sua intervenção no contacto e no trabalho, ao nível da prevenção e intervenção na violência contra as mulheres, violência doméstica e de género.
O setor do desporto é um setor estratégico no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação – Portugal + Igual – 2018 – 2030 (ENIND), em particular do Plano de Ação para a Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e à Violência Doméstica (PAVMVD), estando previsto o seguinte objetivo estratégico: “Prevenir e erradicar a tolerância social às várias manifestações da VMVD, conscientizar sobre os seus impactos e promover uma cultura de não violência, de direitos humanos, de igualdade e não discriminação”, que será concretizado, entre outras medidas, através da “Capacitação para a prevenção da VMVD, nomeadamente dirigida ao setor da economia social”, onde se identificam as federações e associações desportivas.
As federações, associações desportivas e clubes desportivos podem atuar concretamente na prevenção e na resposta à violência contra as mulheres e doméstica através da formação, sensibilização e implementação de protocolos de atuação.