II Encontro Regional para a Intervenção Integrada pelo Fim da Mutilação Genital Feminina reuniu mais de 150 pessoas

II Encontro Regional para a Intervenção Integrada pelo Fim da Mutilação Genital Feminina (6 fev., Sintra)

Com vista a assinalar o Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, realizou-se, na passada segunda-feira, 6 de fevereiro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, o II Encontro Regional para a Intervenção Integrada pelo Fim da Mutilação Genital Feminina. Esta iniciativa possibilitou a reunião e o debate entre mais de 150 pessoas das comunidades afetadas, ativistas dos direitos humanos das mulheres e profissionais de diferentes setores.

Foram exibidos os filmes produzidos pelas associações GTO-LX, AJPAS e Movimento Musqueba, no âmbito da 2.ª edição do Prémio Contra a MGF – Mudar aGora o Futuro promovido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG). Foram ainda apresentados os projetos vencedores da 3.ª edição do mesmo prémio, cuja cerimónia de atribuição teve lugar no dia anterior, no Museu das Artes de Sintra.

Estiveram presentes no evento Elza Pais, Presidente da Subcomissão da Igualdade da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, e Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora. Teresa Fragoso, Presidente da CIG, e Eduardo Quinta Nova, Vereador da Câmara Municipal de Sintra, encerraram os trabalhos deste encontro.