INTERVENIENTES

Agnès Levécot

Agnès Levécot

França

Bio

É “Maître de Conférences Honoraire” da Universidade Sorbonne Nouvelle onde lecionou língua, literaturas portuguesa e africanas contemporâneas. Membro do CREPAL (Centre de Recherche sur les Pays Lusophones), entrou em vários programas internacionais de investigação como “40 anos das Novas Cartas Portuguesas” e “Poetics of selfhood”. Colaboradora de várias revistas especializadas em França, Portugal, Brasil e Polónia, publicou em 2009 um estudo sobre o romance português pós-25 de Abril, síntese da sua tese de doutoramento sobre um corpus de 14 autores, intitulado Le roman portugais contemporain. Profondeur du temps (Ed. L’Harmattan, Paris). Mais recentemente (2021) organizou, em colaboração com Ilda Mendes dos Santos, o número 21 dos Cahiers du Crepal dedicado às literaturas africanas de expressão portuguesa e ao professor Michel Laban. É membro do comité de redação da revista franco-portuguesa Sigila.

Ana Margarida Martins

Ana Margarida Martins

Irlanda

Bio

É professora associada na Universidade de Exeter, Reino Unido. Os seus interesses de investigação centram-se nos Estudos Pós-coloniais, Feministas e Culturais em contextos lusófonos. É autora de Magic Stones and Flying Snakes: Gender and the Postcolonial Exotic in the Work of Paulina Chiziane and Lídia Jorge (Peter Lang, 2012), co-organizadora de The Lusotropical Tempest: Postcolonial Debates in Portuguese (Bristol UP, 2012) e co-autora de Authentic Recipes from Around the Wold (Credigion 2015). Tem atualmente em curso o projeto de investigação “Women of the Brown Atlantic: Real and Imaginary Passages in Portuguese, 1711-2011”, financiado pelo Arts and Humanities Research Council.

Ana Sofia Fernandes

Ana Sofia Fernandes

Portugal

Bio

É Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM). Foi Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres entre junho 2019 e junho 2021. É Conselheira no Conselho Económico e Social Português (CES) e membro do grupo de referência global da União Europeia/Nações Unidas no âmbito da Iniciativa “Spotlight”. A sua experiência inclui o exercício de funções no EIGE – Instituto Europeu para a Igualdade de Género, num Gabinete Ministerial no âmbito da Presidência Portuguese da União Europeia em 2007, no Gabinete do Alto-Comissário para as Migrações, e no Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, entre outros. Na área associativa foi cofundadora da Rede de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens e da EOS-Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento. Na PpDM, tem trabalhado para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, tal como previsto na Convenção CEDAW, adotada em 1979 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ratificada em 1980, e considerada a Carta dos Direitos Humanos das Mulheres.

Anna Klobucka

Anna Klobucka

Estados Unidos da América

Bio

É professora nos Departamentos de Português e de Women’s and Gender Studies da Universidade de Massachusetts Dartmouth (EUA). É autora de O Formato Mulher: A Emergência da Autoria Feminina na Poesia Portuguesa (Angelus Novus, 2009), Mariana Alcoforado: Formação de Um Mito Cultural (IN-CM, 2006; ed. Original Bucknell University Press, 2000) e O Mundo Gay de António Botto (Sistema Solar, 2018). Co-organizou os volumes After the Revolution: Twenty Years of Portuguese Literature 1974-1994 (com Helena Kaufman; Bucknell, 1997); com Mark Sabine, O Corpo em Pessoa: corporalidade, Género, Sexualidade (Assírio & Alvim, 2010; ed. Original University of Toronto Press, 2007); e com Hilary Owen, Gender, Empire and Postcolony: Luso-Afro-Brazilian Intersections (Palgrave Macmillan, 2014). Foi coordenadora da equipa norte-americana do projeto «Novas Cartas Portuguesas 40 Anos Depois».

Céline Mas

Céline Mas

França

Bio

Empenhada na igualdade de género há vinte anos é cavaleira da Ordem Nacional de Mérito pelas suas acções em prol da causa.
Actualmente é Presidente da ONU Femmes France e membro do Conselho Superior para a Igualdade (HCE).
Empreendedora social e escritora, dedica-se ao impacto social, nomeadamente através de livros, educação e dos projectos Love for Books e Return for Society.

Céu Neves

Céu Neves

Portugal

Bio

Grande repórter do Diário de Notícias, escreve habitualmente sobre temas sociais, como migrações, igualdade de género, minorias étnicas e sociais, demografia. Colaborou com vários jornais de 1984 a 1989, ano em que se iniciou profissionalmente no Diário de Lisboa. Licenciada em Sociologia, pelo Instituto Superior de Ciências do Emprego e do Trabalho (ISCTE-IUL), 1984-1988. Curso Superior de Jornalismo, pela Escola Superior de Jornalismo, 1979-1982, várias pós-graduações. Vencedora, a nível nacional do Prémio de Jornalismo “Pela diversidade, contra a discriminação” da União Europeia, em 2007, e pela reportagem “O meu nome não é o meu sexo”, publicada em 2010. Premiada ainda a nível europeu, pela reportagem “Portugueses alimentam escravatura na Europa” realizada na Holanda; recebeu o prémio Jornalismo Direitos Humanos & Integração em 2019, em 2018 e em 2008. Prémio Norberto Lopes 2000/2001, da Casa da Imprensa, com o conjunto de trabalhos sobre a Qualidade de Vida nas Cidades e Qualidade de Vida nas Áreas Metropolitanas, “As Melhores Cidades Portuguesas”, edições de 5 a 11 de fevereiro de 2000.

Cláudia Martins

Cláudia Martins

Portugal

Bio

Tem 38 anos e é licenciada em Comunicação Social, pela Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra, Pós-Graduada em Comunicação e Desporto, pela Escola Superior de Jornalismo do Porto e Doutoranda em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento, pela Universidade Lusófona do Porto com a Tese “As mulheres no Jornalismo de desporto em Portugal: Quem? Quando? Onde? Como? Porquê?”. É jornalista e editora na secção de Desporto da rádio Antena 1 desde 2007. Foi a primeira mulher repórter de pista da Antena 1 e em julho de 2022 tornou-se na primeira mulher a relatar um jogo de futebol na rádio de serviço público portuguesa. Ativista, Feminista, Idealista e Comunicadora. Amante da Liberdade: de expressão, de ideias, de pensamento.

David Bobee

David Bobee

França

Bio

Desde 1999, David Bobée tem estado envolvido em investigação teatral original e transdisciplinar. O seu leque de artistas são actrizes, dançarinas ou acrobatas, profissionais ou amadores, e distinguem-se pela sua diversidade de nacionalidades e culturas. Monta textos do grande repertório assim como textos de autores vivos, nomeadamente o autor Ronan Chéneau, e actuações de circo em palco.

Desde 2016 tem estado envolvido em ópera: The Rake’s Progress de Stravinsky, La Nonne Sanglante de Gounod, Tannhäuser de Haendel e Fidelio de Beethoven. No estrangeiro, colaborou com o realizador Kirill Serebrennikov e os actores russos do Studio 7, e foi convidado a criar para as Journées Théâtrales de Carthage em Tunis e em residência no Espace Go em Montreal. Foi também a Pointe-Noire para criar um Hamlet com os actores e actrizes da cidade em parceria com o Instituto Francês do Congo. De 2013 a 2021, David Bobée dirigiu o Centre dramatique national de Normandie-Rouen. Em 2021, foi nomeado director do Théâtre du Nord, Centre Dramatique National Lille Tourcoing Hauts-de-France, bem como da École du Nord, École professionnelle supérieure d’Art Dramatique. Artista empenhado, defende através das suas obras, textos e acções uma alta ideia de serviço público na cultura e compromete o seu teatro contra todas as formas de discriminação. Em 2015, tornou-se membro do Colégio da Diversidade no seio do Ministério da Cultura e co-fundou o colectivo Décoloniser les arts, que trabalha para uma melhor consideração da diversidade nos palcos da França. Como director de uma instituição pública, defende uma programação igualitária, uma partilha justa dos recursos de produção entre homens e mulheres, programação diversificada, e acessibilidade das obras para e por todas as pessoas. A sua próxima criação no Théâtre du Nord será Dom Juan, de Molière.

Veronique Sehier

Delphine O

França

Bio

É Embaixadora e Secretária-Geral do Generation Equality Forum (Pequim+25). Foi responsável pela organização da maior cimeira internacional sobre os direitos da mulher em 25 anos, co-organizada pela França e México sob a égide da ONU Mulheres, que teve lugar em Paris em Junho de 2021.
Foi deputada de Paris por La République en Marche, membro da Comissão de Negócios Estrangeiros e Presidente do Grupo de Amizade França-Irão da Assembleia Nacional. Foi relatora da missão sobre “Questões estratégicas no Mar do Sul da China” e de uma missão sobre a abertura da Assembleia Nacional à sociedade civil.
Licenciada pela Ecole Normale Supérieure e pela Harvard Kennedy School, trabalhou na Embaixada Francesa em Seul, no Consulado Geral da França em Nova Iorque e no Stimson Center em Washington. Especialista no Irão – onde viveu – e no Afeganistão, foi co-fundadora do site de notícias Lettres Persanes.
Delphine O é o Jovem Líder Franco-Americano 2019, Munique Jovem Líder 2019, membro do Conselho de Administração do IRIS, do Conselho Europeu de Relações Externas e do Conselho de Orientação Estratégica do German Marshall Fund France.

Eduarda Ferreira

Eduarda Ferreira

Portugal

Bio

Investigadora do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, na FCSH / NOVA, Portugal. Com formação em Psicologia Educacional, mestrado em Sistemas de Gestão de e-Learning e PhD em Geografia Humana, os seus interesses de investigação, são: género e sexualidades, web geoespacial, inclusão digital e igualdade de género. É membro fundador da Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA) e editora da secção LES Online da Revista Latino-Americana de Geografia e Género (RLAGG). Publicou e apresentou comunicações sobre género, sexualidades e tecnologias digitais.

Fernanda Freitas

Fernanda Freitas

Portugal

Bio

Nasceu no Porto, é Mãe e divide a casa com a família, os livros e os gatos. Adora contar histórias e foi jornalista na RTP e no programa “Sociedade Civil” esteve 8 anos a partilhar, diariamente, a atualidade sobre temas de cidadania. Autora do livro “ Sem medo, Maria”, a propósito da violência contra mulheres, foi Presidente Nacional do Ano Europeu do Voluntariado, recebendo a Ordem de Mérito Civil. Enquanto empreendedora social, formou-se no IES/ INSEAD, fundando a Associação Nuvem Vitória e, todas as noites e com a ajuda de voluntários, contamhistórias de embalar a crianças internadas.  É Membro da Direção da ESLIDER- Associação Portuguesa para a Inovação Social e integra o Comité de Especialistas em Inovação Social da Ashoka.

Fenanda Henriques

Fernanda Henriques

Portugal

Bio

Professora Emérita da Universidade de Évora, é Doutorada em Filosofia, na área da Filosofia Contemporânea. Fez provas de Agregação em Filosofia e Estudos Feministas. É coordenadora do Centro Filosofia e Género da Sociedade Portuguesa de Filosofia. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Co-fundadora da Associação Portuguesa de Teologias Feministas, faz parte dos conselhos editoriais de 2 revistas internacionais de Estudos Ricoeurianos. Tem várias publicações individuais, e participou em obras coletivas, nas áreas da Filosofia Hermenêutica e dos Estudos sobre as Mulheres, quer nacionais quer estrangeiras.

Flávio Landim Gonçalves

Flávio Landim Gonçalves

Portugal

Bio

Licenciado em Sociologia pelo ISCTE, Facilitador de Parentalidade Consciente certificado pela Academia de Parentalidade Consciente, Facilitador do programa PARENT – Promoção, Sensibilização e Envolvimentos dos Homens nas Transformações do Cuidado, promovido pelo CES- Centro de Estudos Sociais de Coimbra. Com formação em Direitos Humanos pela Associação Mais cidadania e Orientação Sexual e identidade de género pela UMAR.

Co-Fundador do Projeto Men Talks. Projeto que começou como um espaço de partilha criado exclusivamente para homens com o objetivo de desconstruir conceitos ligados à masculinidade. Iniciou com rodas de conversa em bares, depois intervenções em escolas, instituições, etc., como consequência nasceu a Associação Men Talks que já tem pouco mais de 2 anos e é hoje também um aliado na promoção da igualdade de género. Tendo participado em várias iniciativas como membro dos Men Talks promotoras de reflexões sobre as masculinidades e igualdade de género, destacando-se a presença no Homem Promotor da Igualdade, em 2019, organizado pela Associação Quebrar o Silêncio e a organização do evento Masculinidades em Perspetiva, em 2021, pela Associação Men Talks. Atualmente o projeto Men Talks faz também parte da rede MenEngage Alliance, especificamente através da MenEngage Iberia.

Cláudia Martins

Flora Rodriguez

França

Bio

Gestora de projecto – concurso #ZéroCliché no CLEMI (Centre for Media and Information Education)

Lígia Amâncio

Lígia Amâncio

Portugal

Bio

Licenciada em Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Paris VIII e doutorada em Sociologia pelo ISCTE é Professora Emérita deste Instituto desde 2019. Aposentada desde 2018 exerce a sua atividade de investigadora como membro integrado do CIS-IUL e membro associado do CIEG (Centro Interdisciplinar de Estudos de Género) da Universidade de Lisboa. Em 2021 foi eleita para a direção da Plataforma Europeia de Mulheres Cientistas (EPWS) onde representa a AMONET, Associação Portuguesa de Mulheres na Ciência de que foi fundadora com académicas de outras áreas científicas.

Os seus interesses mais recentes, tanto ao nível da investigação como ao nível das orientações de teses de doutoramento e pós-doutoramento, prendem-se com a integração das mulheres nas profissões qualificadas como a ciência, a medicina, a engenharia e de maior visibilidade pública, como a política.

Veronique Sehier

Gaëlle Perrin

França

Bio

Licenciada em ciências políticas, Gaëlle Perrin começou por trabalhar no setor da solidariedade internacional. Paralelamente, integrou uma associação para a prevenção da discriminação baseada no género e na orientação sexual/amorosa, trabalhando junto das escolas em ações sobre o papel da educação e a (des)construção de normas de género. Atualmente, é responsável pela missão “Educação” no Centro Hubertine Auclert, onde prepara e dirige cursos de formação para profissionais da educação, coordena estudos e apoia várias estruturas de acolhimento de jovens no âmbito das suas ações de promoção da igualdade e luta contra a violência de género.

Hilary Owen

Hilary Owen

Reino Unido

Bio

É Professora Catedrática Emérita em Estudos Portugueses e Luso-Africanos, na Universidade de Manchester, Investigadora em Estudos Portugueses, na Universidade de Oxford e Membro Efetivo da Academia Britânica. É autora de Mother Africa. Father Marx: Women’s Writing of Mozambique, 1948-2002 (2007), co-autora, com Cláudia Pazos Alonso, de Antigone’s Daughters? Gender, Genealogy and the Politics of Authorship in 20th-Century Portuguese Women’s Writing (2011), e co-editora, com Anna M. Klobucka, de Gender, Empire and Postcolony. Luso-Afro-Brazilian Intersections (2014); juntamente com Mariana Liz, publicou ainda Women’s Cinema in Contemporary Portugal (2020) e com Claire Williams, Transnational Portuguese Studies (Liverpool University Press, 2020). A sua pesquisa foca-se nas literaturas e nos cinemas de Portugal e dos PALOPS, e nas teorias do feminismo, género sexual e pós-colonialismo. É co-investigadora para o projeto de investigação internacional ‘Invisibles e insumisas / Invisíveis e insubmissas: Leading Women in Portuguese and Spanish Cinema and Television, 1970-1980’, financiado pelo Arts and Humanities Research Council (Reino Unido), com Sally Faulkner e Nuria Triana Toribio.

Joao Oliveira

Joao Oliveira

Portugal

Bio

Com doutoramento em Psicologia Social, João investiga no Centro de investigação e de Intervenção Social do ISCTE. Dedica-se ao estudo dos corpos e sua performatividade no quadro das economias políticas neoliberais nos campos dos Estudos de Género, Estudos Críticos da Sexualidade e Teoria Feminista. As suas publicações recentes tratam de interseccionalidade e hifenização, homo/heteronormatividade, conhecimentos des/subjugados e genealogias excêntricas, teorias feministas anti-racistas e anti-essencialistas, teoria queer, estudos trans, arte e dança contemporânea.

Lívia Apa

Lívia Apa

Itália

Bio

Africanista de formação, desenvolve atividade de pesquisa na área dos estudos literários e culturais dos países de língua oficial portuguesa e de estudos de género. Participou em publicações em volume e em revistas italianas e estrangeiras, tendo publicado em 2010 Abitare la lingua, sobre a situação linguística em Angola. Organizou junto com a Mária Alexandre Daskálos e Arlindo Barbeitos a antologia Poesia Africana de Língua Portuguesa, editada pela Academia Brasileira das Letras. Traduziu em italiano, entre outros, Florbela Espanca, Mário Cesariny, Ruy Duarte de Carvalho, Mia Couto, Luís Carlos Patraquim, José Eduardo Agualusa, Ondjaki e Ana Luísa Amaral.

O seu mais recente trabalho é Contemporary Lusophone African Film, 2020, organizado com Paulo De Medeiros pela editora Routledge.

Margarida Garcia

Margarida Garcia

Canadá

Bio

Professora catedrática na Faculdade de Direito Civil da Universidade de Otawa (Canada). Interessa-se pelos temas dos direitos humanos, da pesquisa interdisciplinar e da inovação e dos obstáculos à inovação na reforma legal e institucional.

Com uma equipa interdisciplinar, fundou a Academia de Liderança da Universidade de Otava onde o tema da liderança inclusiva é “ensinado” a partir de uma abordagem enraizada nas humanidades. A sua tese sobre a semântica dos direitos humanos ganhou o prémio da melhor tese da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade do Québec em Montréal (2011). Desde então, a sua pesquisa tem sido tema de várias conferências e publicações nacionais e internacionais.

É Presidente do Comité Consultivo sobre a diversidade da Fundação Trudeau

Maria do Céu da Cunha Rêgo

Maria do Céu da Cunha Rêgo

Portugal

Bio

É portuguesa, jurista pela Universidade de Lisboa, 71 anos, casada, tem 2 filhas, 2 netas e 2 netos.

É membro do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, colabora com diversos Centros de Estudos e ONG’s; é formadora, oradora e autora de artigos em matéria de igualdade entre mulheres e homens.

Foi membro do Conselho de Administração e do Forum de Peritas e Peritos do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), Secretária de Estado para a Igualdade, Presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e Vice-Presidente da Comissão para a Igualdade e para os Direitos das Mulheres, que antecedeu a atual CIG.

Maria do Mar Pereira

Maria do Mar Pereira

Portugal

Bio

Socióloga portuguesa a trabalhar na University of Warwick no Reino Unido, venceu o Prémio internacional Philip Leverhulme 2017 pelos dois estudos pioneiros que realizou em Portugal entre 2006 e 2017 sobre sexismo em escolas e universidades portuguesas. O primeiro estudo analisou formas de sexismo e homofobia numa escola de 2º ciclo em Lisboa e deu origem ao livro “Fazendo Género no Recreio: a Negociação do Género em Espaço Escolar”. O segundo estudo analisou o sexismo nas universidades portuguesas e resultou no livro ‘Power, Knowledge and Feminist Scholarship: an Ethnography of Academia’, que foi um dos finalistas do Prémio BBC Thinking Allowed 2018.

Marinela Freitas

Marinela Freitas

Portugal

Bio

É Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É membro da Direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML), onde coordena a linha de investigação Intersexualidades. Integrou a equipa dos dois projetos de investigação sobre Novas Cartas Portuguesas desenvolvidos entre 2009 e 2015, tendo editado, com Ana Luísa Amaral, os livros Novas Cartas Portuguesas Entre Portugal e o Mundo (Dom Quixote, 2014) e New Portuguese Letters to the World: International Reception (Peter Lang, 2015). É ainda autora de Emily Dickinson e Luiza Neto Jorge: Quantas Faces? (Afrontamento, 2014; Prémio PEN Clube – Ensaio 2015). Desde 2015, integra a Equipa de Coordenação da base de dados She Thought It: Crossing Bodies in Sciences and Arts.

Nathalie Philes

Nathalie Philes

França

Bio

É Delegada Nacional da Mulher, Paz e Segurança no Ministério do Interior, tem uma carreira interministerial focada em questões internacionais, questões de segurança, governança pública e igualdade de género.

É presidente da Administration Moderne (associação interministerial de mulheres servidoras) e da 2GAP: Gender and Governance Action Platform (coletivo global de redes femininas e mistas nos setores público e privado).

É membro do Conselho Superior para a Igualdade entre Mulheres e Homens.

Em 2012, escreveu um livro intitulado “Mulheres-homens: finalmente igualdade?» para que os poderes públicos proponham uma política pública global de igualdade de género em 111 propostas concretas.

Paula Cardoso

Paula Cardoso

Portugal

Bio

Jornalista, produtora de conteúdos e militante antirracista luso-moçambicana. Criadora da série de livros infanto-juvenis Força Africana, com personagens negras como protagonistas, e da plataforma online Afrolink, com o objetivo de valorizar a cultura africana. Em 2022 foi selecionada para a lista Top 100 Women In Social Enterprise 2022 da EuclidNetwork, uma rede europeia de empreendedorismo social apoiada pela Comissão Europeia.

É licenciada em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Posteriormente, especializou-se em Jornalismo no Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (CENJOR).

A partir de 2019 deu início aos seus projetos de combate ao racismo e promoção de maior representatividade negra.

Pedro Mourão

Pedro Mourão

Portugal

Bio

Presidente da Associação Portuguesa de Surdos e licenciado em Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra, sendo o único intérprete surdo ativo nos dias de hoje. Trabalhou como trainer pela União Europeia de Jovens Surdos onde participou em várias atividades que se focaram no fomento do movimento associativo juvenil e na diversidade humana.

Sofia Branco

Sofia Branco

Portugal

Bio

É quadro da agência Lusa, formadora no Cenjor, professora no Iscte  – Instituto Universitário de Lisboa e presidente da direção da Associação Literacia Para os Media e Jornalismo. Licenciada em Jornalismo e com mestrado em Direitos Humanos, está a fazer doutoramento na área da Sociologia, com uma tese em Estudos sobre as Mulheres. É autora dos livros “Cicatrizes de Mulher”, sobre mutilação genital feminina, e “As Mulheres e a Guerra Colonial”.

Teresa Toldy

Teresa Toldy

Portugal

Bio

Doutorada em Teologia (Teologia Feminista) pela Philosophisch-Theologische Hochschule Sankt Georgen, Mestre em Teologia (Teologia Sistemática) pela Universidade Católica Portuguesa, Licenciada em Teologia pela Universidade Católica Portuguesa. Pós-doutorada pelo Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra onde é investigadora integrada na Linha Democracia, justiça e direitos humanos. Professora Catedrática da Universidade Fernando Pessoa. Co-coordenadora do Grupo POLICREDOS (Religião e Sociedade). Membro do Conselho Editorial da European Society of Women in Theological Research. Possui várias publicações, nacionais e internacionais, sobre Religião, Género, Estudos Feministas.

Vanda Gorjão

Tiago Rolino

Portugal

Bio

Licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi advogado desde 2003 até 2017, e é mestrando em Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento na Universidade Aberta (UAb). É Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais (CES), onde é membro da equipa de investigadores/as do projeto IgualPro – As profissões não têm género, coordenado pela CITE – Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego e da equipa portuguesa que coordena o projeto KINDER – Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education. Entre 2019 e 2021 foi investigador da equipa Portuguesa que coordenou o projeto PARENT – Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations e entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019 integrou a equipa portuguesa (CES) do projeto EQUI-X – Promoção de Estratégias Inovadoras Dirigidas à Construção de Identidades de Género e ao Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade. Desde 10 de dezembro de 2019 que é um dos/as representantes dos Investigadores/as Juniores junto dos órgãos do CES. Faz parte dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar, uma associação que presta serviços de natureza jurídica, clínica, social a mulheres, crianças, jovens e famílias em processos Tutelar Cíveis, tutelares educativos, em processos de promoção e proteção e nos processos-crime, nomeadamente quando são vítimas de abusos sexuais, maus tratos, violência doméstica e tráfico de seres humanos.

Vanda Gorjão

Vanda Gorjão

Portugal

Bio

Professora na Escola de Artes na Universidade de Évora. Mestrado no ICS-UL (2000). Doutoramento sobre as primeiras gerações de mulheres deputadas no regime democrático (1975-1987). Publicações: A reivindicação do voto pelo Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (1914-1947), Lisboa, CIDM,1994; «Mulheres e Política. Algumas revisões conceptuais a propósito da oposição feminina ao Estado Novo», in Reforma do Estado em Portugal: Problemas e Perspectivas, Bizâncio, 2001; Mulheres em Tempos Sombrios: Oposição Feminina no Estado Novo (1945-1974), Lisboa, ICS, 2002; «Oposição feminina (?), oposição feminista (?) ao Estado Novo», in Lígia Amâncio et, al, O Longo Caminho das Mulheres, Dom Quixote, Lisboa, 2007.

Investigadora Corresponsável do projeto Mulheres e Associativismo em Portugal, 1914-1974 – WOMASS PTDC/HAR-HIS/29376/2017.

Veronique Sehier

Veronique Sehier

França

Bio

Foi copresidente nacional do Planeamento Familiar, um movimento feminista e de educação popular que trabalha pela igualdade de género e acesso aos direitos sexuais, e luta contra os estereótipos de género e a violência sexista e sexual.
Foi relatora de “Direitos sexuais e reprodutivos na Europa: entre ameaças e progresso*”. Esse estudo da delegação do CESE para os Direitos das Mulheres e a Igualdade explica como os movimentos contra a liberdade de escolha na Europa representam um risco real para estes direitos.
Como membro da comissão “Saúde, direitos sexuais e reprodutivos” da HCE, participou nos relatórios sobre aborto e educação sexual**.
Como membro do grupo internacional no Planeamento Familiar, ainda hoje está mobilizada para a solidariedade internacional e a luta pelos direitos sexuais e LGBTQI, que são direitos humanos fundamentais e a condição necessária para a igualdade de género.

Logótipos - Financiado por CIG, POISE, Portugal 2020, Fundo Social Europeu - Evento organizado no âmbito da Temporada Portugal-França 2022 - República Portuguesa, Município de Guimarães, Ambassade de France au Portugal, Institut Français, Camóes Instituto da Cooperação e da Língua, GEPAC, ILCML
Logótipos - Financiado por CIG, POISE, Portugal 2020, Fundo Social Europeu - Evento organizado no âmbito da Temporada Portugal-França 2022 - República Portuguesa, Município de Guimarães, Ambassade de France au Portugal, Institut Français, Camóes Instituto da Cooperação e da Língua, GEPAC, ILCML