No seguimento do Pacto contra a Violência, assinado entre a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e a IKEA, e tendo o Dia Internacional dos Direitos das Mulheres como pano de fundo, a IKEA lança a nível global uma campanha sobre a importância da casa enquanto lugar seguro, particularmente para as mulheres vítimas de violência doméstica.

“O Pacto Contra a Violência é um projeto que visa a criação e a formalização de uma rede de entidades parceiras com o Gabinete da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e com a CIG na mobilização de respostas de urgência e apoio ao trabalho das estruturas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica”, explicou o Vice-Presidente da CIG.

Para Manuel Albano, “o objetivo do Pacto é potenciar, dar visibilidade e reconhecer este processo de colaboração, no quadro das dinâmicas de responsabilidade social das empresas, mas também promover um trabalho mais estreito e sistemático das empresas na promoção de práticas internas de gestão de prevenção e combate à violência doméstica.”

É com base neste pressuposto que Cláudia Domingues, diretora de comunicação da Ikea Portugal, assume que “enquanto especialistas da ‘vida em casa’, sabemos que ter uma casa melhor ajuda a criar um dia-a-dia melhor para a maioria das pessoas. Este espaço é ainda mais importante quando falamos de populações vulneráveis, como as vítimas de violência doméstica, para quem uma casa segura é absolutamente fundamental. Apesar de este não ser um tema novo para nós, foi com esta realidade em mente que decidimos unir-nos à CIG e ir mais além, ajudando estas pessoas a alcançar os seus sonhos de ter uma casa segura, adequada e acessível.”

Em Portugal, foi estabelecida uma parceira com a CIG, para apoiar a integração na comunidade de mulheres vítimas de violência doméstica, que resultou na campanha  “Vozes Silenciosas”.

Esta campanha, centra-se na importância de uma casa segura e confortável, em todas as dimensões, para este grupo vulnerável e  assenta em 4 eixos:

  • A importância de uma casa segura e confortável, em todas as suas dimensões, para este grupo vulnerável;
  • A divulgação da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica e da linha de apoio CIG (Telefone 800 202 148 / SMS 3060);
  • O apoio financeiro de 15 mil euros em cartão presente IKEA para apoiar mulheres vítimas de violência doméstica a equipar e decorar as suas novas residências permanentes;
  • Estabelecer uma “via verde” de entrevistas de emprego, entre a equipa de recrutamento da IKEA (escritório e centro de apoio ao cliente) e as vítimas.

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