O Pacto contra a Violência foi alvo de debate no âmbito do I Fórum Portugal Contra a Violência, através da realização do painel “O papel e o compromisso das entidades empregadoras”, moderado por Ana Galvão, e no qual estiveram presentes Ana Veríssimo, em representação da Vodafone, maria João Dias, em representação da Sonae MC e Luísa Ribeiro Lopes, em representação da .PT.

Após o debate, foi apresentado o Guia de Boas Práticas de Prevenção e combate à Violência contra as mulheres e à violência doméstica nas entidades empregadoras”, tarefa a cargo de Madalena Duarte, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Foram ainda entregues os Selos do Pacto Contra a Violência.

O I Fórum Portugal Contra a Violência decorreu nos dias 17 e 18 de novembro de 2021, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa e teve transmissão em direto no website e no Facebook da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

O objetivo deste Fórum foi o de promover a discussão e reflexão em torno dos novos instrumentos de intervenção multissetorial de prevenção e combate à violência doméstica, bem como os seus impactos no terreno, ao mesmo tempo que se assinalou o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

O Fórum contou com a participação de responsáveis e especialistas na área da violência contra as mulheres e violência doméstica e, no decorrer, dos dois dias foi possível contactar com as diversas respostas e instrumentos de combate e prevenção à violência doméstica.