II Fórum - Portugal Contra a Violência

Intervenientes

II Fórum - Portugal Contra a Violência

Alexandra Figueiredo

Entidade Reguladora Comunicação Social

Bio

Analista de media no Departamento de Análise de Media da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sobretudo nas áreas do pluralismo, igualdade de género e diversidade sociocultural nos media.

Colaboração no Grupo de Trabalho sobre Género e Media na Rede de Autoridades Reguladoras do Mediterrâneo (RIRM).

Pós-graduação em Direitos Humanos no IGC Universidade de Coimbra; Pós-graduação em “Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação” no ISCTE e Licenciatura em Sociologia.

Agnès Levécot

Ana Cordeiro

Jornalista Público

Bio

Ana Dias Cordeiro é jornalista da Sociedade do jornal PÚBLICO desde 2014. Trata, entre outros, temas relacionados com a protecção das crianças, a violência doméstica ou a justiça juvenil, e os direitos humanos na perspetiva dos refugiados e trabalhadores migrantes.

É licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada pela City University de Londres em Jornalismo Internacional.

Integrou o grupo de estagiários selecionados para o lançamento da Revista Visão em 1992, foi freelance para o serviço em português da BBC e da Rádio França Internacional, para a Antena 1 e para o jornal PÚBLICO a partir de Londres e de Paris entre 1994 e 2002.

No PÚBLICO, permaneceu mais de 10 anos na secção Mundo, como jornalista e repórter, passando depois pela Cultura e o Online.

 

Ana Margarida Martins

Ana Guedes Rodrigues

Jornalista CNN Portugal

Bio

Ana Guedes Rodrigues é jornalista na CNN Portugal, baseada no Porto. Apresenta o CNN Hoje. Sempre trabalhou na área da informação, como repórter, editora, pivot e apresentadora.

Antes de se juntar à CNN Portugal, passou pela TVI, onde foi pivot do Diário da Manhã e do Jornal da Uma; pela RTP, onde apresentou vários jornais nos três canais da estação pública de televisão; e pelo Porto Canal, onde paralelamente à edição e apresentação de blocos noticiosos, exerceu o cargo de Diretora de Informação.

Os Direitos Humanos, em particular o combate à violência doméstica e pela igualdade de género, são as suas principais áreas de interesse.

É licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Ana Sofia Fernandes

Carla Cerqueira

Professora Universitária

Bio

Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar na Universidade Lusófona e investigadora integrada no Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias.

As suas áreas de investigação são o género, feminismos, ativismos, interseccionalidade, media e comunicação. Tem publicado em revistas e livros nacionais e internacionais, participado em conferências e projetos de investigação e ação, quer como investigadora, quer como consultora.

Atualmente é a Investigadora principal dos projetos FEMglocal: interações e contradições e Vozes em Rede: participação de mulheres em processos de desenvolvimento.

É coordenadora do grupo de Investigação e Políticas do Global Alliance on Media and Gender e faz parte da direção da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Integra o Conselho de Opinião da RTP em representação das ONG do Conselho Consultivo da CIG. Faz parte da equipa de execução do Plano de Igualdade e Diversidade do Grupo de Ensino Lusófona.

Cláudia Martins

Cláudia Machado

Jornalista do Correio da Manhã / CMTV

Bio

Após concluir a licenciatura em Jornalismo, na Escola Superior de Comunicação Social, em 2013, integrou a redação do Correio da Manhã e da CMTV.

Desde então, colaborou com praticamente todas as secções do jornal, aliadas à TV.

Atualmente, é editora da secção de Portugal, uma equipa focada em temas associados ao crime e segurança, entre os quais se inclui a violência doméstica.

David Bobee

Filipe Pinto

Jornalista da RTP

Bio

Jornalista há 21 anos, 19 dos quais na televisão pública, RTP.

Formou-se em comunicação social na Escola Superior de Jornalismo, no Porto, e complementou os estudos na área do cinema.

Dedicou-se durante parte da carreira à reportagem. Dedica-se agora integralmente ao jornalismo de investigação.

Anna Klobucka

Joana Ribeiro

Psicóloga e Coordenadora do GIAV

Bio

Licenciada em Psicologia e mestre na área da Psicologia Clínica e da Saúde, com subespecialização em Psicologia Forense, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Desde 2016, exerce as funções de psicóloga e coordenadora na estrutura de atendimento a vítimas de violência doméstica e de género– GIAV, da Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, onde atualmente assume também a função de diretora técnica.

É conselheira local para a igualdade externa do Município de Alfândega da Fé e membro da Equipa para a Igualdade na Vida Local deste Município.

Céline Mas

João Fernando Ramos

Jornalista | Diretor TVI/CNN Norte

Bio

Considerado um dos dez jornalistas mais influentes no estudo realizado pela Omnicom, Cision e Universidade Católica Portuguesa, é atualmente Diretor da TVI/CNN Porto.

Editor e apresentador do “País24”, programa pioneiro na televisão portuguesa numa nova abordagem da informação de proximidade, na TVI24, coordenou a estratégia e implementou a emissão da CNN Portugal a norte com programação diária e inúmeras emissões especiais.

Apresentou e coordenou o Jornal 2 na RTP2, um dos mais inovadores da televisão portuguesa, com novos conceitos na linguagem, imagem, linha gráfica e nas abordagens a cada tema.

Céu Neves

José Pinto

Coordenador do Centro de Atendimentos a Vítimas de Violência “Primeiro Passo”

Bio

Licenciado em psicologia clínica e da saúde e Mestre em medicina legal.
Foi Coordenador da Lnes – 144 no distrito do Porto.

Céu Neves

Paula Cosme Pinto

Autora do podcast um “Género de Conversa” e da coluna de opinião “A Vida de Saltos Altos” (Expresso)

Bio

Foi jornalista do Expresso 10 anos, mas mudou-se para o outro lado da comunicação para integrar a equipa da agência O Apartamento. Contudo, manteve a coluna de opinião A Vida de Saltos Altos no site do semanário, com análise sobre os desafios da igualdade de género e os direitos femininos.

Pelo caminho, lançou “Os Segredos da Maleta Vermelha”, um livro sobre a sexualidade das portuguesas, e mais recentemente o podcast “Um Género de Conversa”, distinguido com o Prémio Vozes no PODES – Festival de Podcasts.

Cláudia Martins

Simão Freitas

Jornalista da Agência LUSA

Bio

Jornalista da Agência LUSA desde 2016.

Licenciado em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduado em Direitos Humanos pela Universidade Católica do Porto.

Tem trabalhado, dentro do desporto, cultura e não só, a intersecção entre a luta antirracista, pela igualdade de género e pelos direitos humanos.

Veronique Sehier

Sofia Neves

Universidade da Maia e Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (ISCSP-ULisboa)

Bio

Licenciada em Psicologia e doutorada em Psicologia Social pela Universidade do Minho.

É Professora Associada na Universidade da Maia e membro integrado do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (CIEG – ISCSP/ULisboa).

A sua principal área de interesse científico é a Violência de Género, tendo sido reconhecida, em 2013, pelo European Institute for Gender Equality, como perita na matéria.

É autora de várias publicações científicas e coordenadora de vários projetos de investigação. Coordena igualmente o Observatório da Violência no Namoro e o Observatório Nacional do Bullying.

É membro da equipa do Observatório da Violência contra atletas e membro fundador da Associação AjudAjudar – Associação para a promoção dos direitos das crianças e jovens.

Atualmente é Presidente da Associação Plano i.

David Bobee

Sofia Branco

Jornalista da Agência LUSA

Bio

É quadro da agência Lusa, formadora no Cenjor, professora no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e presidente da direção da Associação Literacia Para os Media e Jornalismo.

Licenciada em Jornalismo e com mestrado em Direitos Humanos, está a fazer doutoramento na área da Sociologia, com uma tese em Estudos sobre as Mulheres.

É autora dos livros “Cicatrizes de Mulher”, sobre mutilação genital feminina, e “As Mulheres e a Guerra Colonial”.

Fernanda Freitas

Teresa Morais

Procuradora da República

Bio

Magistrada do Ministério Público desde 1990, exerceu funções de coordenação do DIAP do Porto, das Secções especializadas de criminalidade organizada e especialmente violenta, crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual e crimes de violência doméstica e de maus tratos.

Em 2012 apresentou e lançou o projeto denominado “Um Passo Mais”, gizando uma forte e desburocratizada articulação entre as entidades envolvidas na investigação da violência doméstica e maus tratos, com avaliação independente por parte da Escola de Criminologia da Universidade do Porto.

Atualmente é dirigente da Secção especializada integrada de violência doméstica do Porto/Matosinhos.

É representante de Portugal na Rede (exGrupo) Especializada Em Temas de Género da Associação Iberoamericana de Ministérios Públicos e, a later, participou no “Premer Encuentro Internacional de Buenas Práticas para enfrentar las Violencias Contra las Mujeres en Razón del Género y el Femicidio”, na Colómbia.

Para além de artigos, nomeadamente, sobre a Lei das Armas e sobre a Mediação Penal, em 2019, publicou o livro “Violência Doméstica – o Reconhecimento jurídico da vítima”, pela editora Almedina.

Tem participado em diversas Conferências e colaborado com várias entidades em matéria de violência doméstica, na partilha de ideias e de questões.

 

 

II Fórum - Portugal Contra a Violência