ANFITRIÃ E ANFITRIÃO

Eduarda Ferreira
Ativista dos direitos LGBTI, CICS.NOVA, FCSH/UNL

Eduarda Ferreira é uma ativista dos direitos LGBTI e membro ativo de organizações feministas. É investigadora do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, na FCSH/NOVA, Portugal. Com formação em Psicologia da Educação, Mestrado em Sistemas de Gestão de e-Learning e um Doutoramento em Geografia Social e Cultural, publicou e realizou apresentações sobre os direitos de LGBTI, geografias lésbicas, tecnologias digitais e género. Os seus interesses de pesquisa centram-se em web geoespacial participativa, geografias de gênero e políticas de igualdade.

 

Rui Maria Pêgo
Locutor de Rádio, Apresentador, Ator

Rui Maria Pêgo, tem 29 anos, e é locutor de rádio, actor e apresentador. Com o programa SNOOZE, entretém os ouvintes da MegaHits pela manhã, e faz parte do elenco do musical “Avenida Q” (versão portuguesa do espetáculo da Broadway “Avenue Q”). O seu percurso começou na SIC Radical, quando ganhou o casting para apresentar o programa Curto Circuito em 2008.

Teve passagem pela RTP (The Voice Kids e Intermédio), SIC (Curto Circuito, Festivais de Verão, So You Think You Can Dance), e no rádio MeoMusic e Radar. Foi guionista e autor da série televisiva “Filho da Mãe”, no Canal Q.

Em 2016 ganhou o prémio Arco-Íris da ILGA Portugal, e no ano seguinte foi eleito vice-curador do Gobal Shaper Hub de Lisboa.

 

RELATORA E RELATOR

 

Sandra Palma Saleiro
Investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e professora auxiliar convidada da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL

Doutorada em Sociologia pelo ISCTE-IUL – Instituto Universitário de Lisboa com uma tese sobre identidades de (trans)género. É investigadora do CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-IUL e professora auxiliar convidada da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL. Tem trabalhado em projetos de investigação sobre género, igualdade de género e violência de género; transexualidade, transgénero, diversidade de género; avaliação de políticas públicas e de programas e projetos. Atualmente desenvolve, no CIES-IUL, o projeto “Diversidade de género, Cidadania e Saúde”.

 

Paulo Côrte-Real

Doutorado em Economia pela Harvard University, é Professor na Universidade Nova de Lisboa (Nova School of Business and Economics).
Feminista e ativista pelos direitos LGBT e pelos Direitos Humanos, já exerceu diversos cargos em organizações LGBT e de Direitos Humanos em Portugal e foi também Co-Presidente da Direção da ILGA-Europe. Responsável pelo programa local “Campolide é Igualdade”, integra a Plataforma de Reflexão e Intervenção sobre Género e Sexualidade “Coisas do Género”.

 

 

ORADORES

 

Ana Aresta
Vice-Presidente da ILGA Portugal

Com formação académica em Gestão do Património e Práticas Culturais para Municípios, é na área das Ciências Políticas e da Comunicação que reside atualmente a sua atividade profissional. Lésbica, feminista e ativista pelos Direitos Humanos – com foco principal em questões de Igualdade de Género e em Direitos LGBTI -, integra a Direção da Associação ILGA Portugal desde 2014, da qual é Vice-Presidente desde novembro de 2016.

 

Carla Madeira
Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia

Carla Madeira, nasceu a 20 de Abril de 1975, é licenciada em Gestão e Administração Pública e Mestre em Administração e Políticas Públicas. Eleita como Presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia e Deputada à Assembleia Municipal de Lisboa, integra a direção do Grupo Municipal e a 1ª, 2ª e 6ª Comissões Permanentes. É membro da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista.

 

Emy Ritt
Diretora dos Jogos Gay 10 – Paris 2018

Emy tem estado nos Jogos Gay 10 – Paris 2018 desde 2014 como Diretora de Relações Internacionais.
Participante dos Jogos Gay em Amsterdão, Sydney, Chicago, Colónia e Cleveland, Emy ganhou uma medalha de prata nos Jogos Gay de Chicago em 2006. Emy pertenceu à Federação dos Jogos Gay de 2002 a 2014, foi Copresidente de 2007 a 2013 e atualmente é Membro Honorário da FGG (Federação dos Jogos Gay) e Copresidente Emérita.   Em 2012, Emy trabalhou como gestora de projetos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres.   Tendo vivido na Europa nos últimos 30 anos, Emy vive nos EUA, Londres, Amsterdão e Paris como uma orgulhosa cidadã francesa.  Atualmente, além do seu trabalho com os Jogos Gay 10 – Paris 2018, Emy também atua na comunidade local LGBT de Paris e toca violino com a Rainbow Symphony Orchestra (Orquestra Sinfónica Arco-Íris) sediada em Paris.

 

Euan Platt
Coordenador executivo, IGLYO

Euan está envolvido profissionalmente no trabalho LGBTQI há mais de dez anos, tanto na Escócia como na Europa. Atualmente é o Coordenador Executivo da IGLYO – Organização Internacional de Jovens e Estudantes Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgéneros, Queers e Intersexuais (LGBTQI) que tem mais de 90 organizações membros em mais de 40 países do Conselho da Europa. Enquanto uma organização de desenvolvimento de jovens, a IGLYO constrói a confiança, as aptidões e a experiência dos jovens LGBTQI para se tornarem líderes dentro dos setores de direitos humanos e LGBTQI.

Anteriormente, Euan era Gestor Nacional de Trabalho no domínio da Juventude na Juventude Escocesa LGBT, criando serviços para jovens em novas áreas, desenvolvendo e coordenando o Conselho Nacional de Juventude LGBT e gerindo o trabalho online da juventude da organização. Ao longo de todo o seu trabalho, Euan defendeu a educação inclusiva LGBTQI, iniciativas anti-bullying e educação positiva e abrangente sobre sexo e relacionamentos.

 

Isabel Guerra
Vereadora da Câmara Municipal de Cascais

Participou em várias organizações ligadas à educação, nacionais e internacionais. Nesta área é membro de duas organizações internacionais: OMEP – Organização mundial de Educação Pré Escolar e Associação Ibero Americana de Saúde Escolar e Universitária (nesta na qualidade de sócia fundadora).
Desenvolveu trabalho na área social em regime de voluntariado, tendo sido diretora de uma IPSS de âmbito nacional.
Participou na área dos direitos humanos em várias organizações nacionais e internacionais.
Tem formação na área de terapias holísticas e, também, em regime de voluntariado presta serviço na Associação Internacional de Sinergética.

 

João Paulo Rebelo
Secretário de Estado do Desporto e Juventude

João Paulo Rebelo nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, em 1974.
É gestor de empresas, bacharel pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e licenciado em Gestão pelo Instituto Superior de Administração e Gestão.
Foi eleito deputado à Assembleia da República pelo Círculo Eleitoral de Viseu na XIII Legislatura, sendo membro efetivo da Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas.
Empresário, também exerceu funções de Subdiretor-Geral numa sociedade de reciclagem e de diretor comercial e de recursos humanos num grupo de empresas de Viseu.
Foi vogal e presidente da Direção da Movijovem, CIPRL entre 2006 e 2011.
Colaborou no Programa de Formação Líderes Inovadores da Microsoft e participou no Programa Gerir, Formação e Consultoria em Gestão para Empresas, do IAPMEI.
Foi vereador eleito à Câmara Municipal de Viseu em 2013, sem pelouros atribuídos.
Foi membro da Assembleia Municipal de Viseu entre 2001 e 2012.

 

Katrin Hugendubel
Diretora de Advocacia, ILGA-Europe

Katrin é responsável pela coordenação geral do trabalho de política e advocacia da ILGA-Europe. A tarefa de Katrin inclui liderar o trabalho de advocacia da ILGA-Europe direcionado às instituições da UE, às presidências da UE, ao Conselho da Europa e à OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) e, juntamente com a sua equipa, assegurar o apoio à advocacia a nível nacional em relação aos direitos LGBTI por toda a Europa e Ásia Central.
Katrin possui Mestrado em Ciências Políticas. Desde 2002, Katrin trabalhou como conselheira política de um membro do Parlamento Europeu, assim como com várias redes de ONGs na UE e no Uganda. Os focos principais dos seus estudos e vida profissional têm sido políticas anti discriminatórias e políticas feministas, assim como políticas sociais e de mercado de trabalho europeias.

 

Luís Manuel Ribeiro Cabaço
Subdiretor-Geral de Política Externa do Ministério dos Negócios Estrangeiros

Nasceu em 1 de março de 1967, em Lisboa; licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada, aberto em 30 de agosto de 1991; adido de embaixada, na Secretaria de Estado, em 13 de maio de 1992; secretário de embaixada, em 28 de outubro de 1993; na Embaixada em Londres, em 20 de novembro de 1996; segundo-secretário de embaixada, em 2 de março de 1998; na Secretaria de Estado, em 16 de julho de 2001; equiparado a Chefe de Divisão, na Direção-Geral dos Assuntos Multilaterais, no âmbito da Presidência da OSCE, de 25 de julho a 31 de dezembro de 2002; primeiro-secretário de embaixada, em 13 de maio de 2002; Chefe de Divisão na Direção de Serviços da Europa, em 20 de janeiro de 2003; adjunto do Gabinete do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, em 22 de julho de 2004; na Secretaria de Estado, em 21 de março de 2005, Chefe de Divisão na Direção de Serviços da Ásia e Oceânia, em 28 de abril de 2005; conselheiro de embaixada, em 21 de junho de 2006; Diretor de Serviços de Recursos Humanos, em regime de substituição, em 1 de dezembro de 2006; Diretor do referido serviço, em 1 de maio de 2007; na Delegação Permanente junto da Organização do Tratado do Atlântico Norte (DELNATO), em Bruxelas, em 10 de outubro de 2008; na Secretaria de Estado, em 31 de julho de 2013; Diretor de Serviços das Organizações Económicas Internacionais na Direção-Geral da Política Externa, em 1 de agosto de 2013; ministro plenipotenciário de 2.ª classe, em 28 de maio de 2015; Subdiretor Geral da Direção Geral de Política Externa, em 17 de dezembro de 2015.

 

Margarida Lima de Faria
Presidente da AMPLOS

Socióloga. Abraçou a causa dos direitos LGBTI quando soube que uma das suas filhas era lésbica. Fundou, com o seu marido a AMPLOS, uma associação de pais de LGBTI. Desde 2009 tem trabalhado com famílias de pessoas LGBTI e tem está ativamente envolvida na luta contra a discriminação e pela defesa dos seus direitos na legislação portuguesa. O trabalho da AMPLOS tem-se alargado à intervenção em meio escolar e a nível comunitário. Foi também vice-presidente da associação FDS – Familias por la Diversidad Sexual – que reúne associações de pais de 22 países da América Latina, Espanha e Portugal de 2013 a 2016. Atualmente é secretária geral da rede europeia European Network of Parents of LGBTI persons – ENP.

 

Maria Manuel Leitão Marques
Ministra da Presidência e Modernização Administrativa

Maria Manuel Leitão Marques nasceu em Quelimane, Moçambique, em 1952.
Foi na Universidade de Coimbra que se licenciou em Direito e foi também aí que iniciou a sua vida profissional, lecionando na Faculdade de Economia. Desde 1979, é investigadora permanente do Centro de Estudos Sociais. Em 2003, tornou-se Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Ao longo da sua carreira, coordenou vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, nas áreas do Direito Económico, Direito da Concorrência, Sociologia do Direito e Administração.
Desempenhou funções como consultora internacional da Casa Civil da Presidência da República do Brasil no âmbito do projeto “Intercâmbio entre a União Europeia e o Brasil” e como consultora internacional do projeto “Conducting an evaluation of services of the one stop shop” (BAU) em Moçambique.
Acumulou todas essas atividades com a Vice-Presidência da Association Internationale de Droit Économique e a Presidência, entre 1998 e 2002, do Observatório do Comércio do Ministério da Economia. Nos anos de 2013 e 2014 fez parte do comité de seleção da competição “Bloomberg Philantropies Mayor’s Chalenge” e do High Level Group on Administrative Burdens. Nesse mesmo período foi administradora não-executiva da Fundação Francisco Manuel dos Santos.
O seu currículo político inclui os cargos de Secretária de Estado da Modernização Administrativa nos XVIII e XVII Governos Constitucionais. Nas últimas eleições legislativas, em 2015, foi eleita Deputada no Circulo Eleitoral de Viseu.

 

Maritza Rosabal Peña
Ministra da Educação, Família e Inclusão Social de Cabo Verde

Nacionalidade cubana e cabo-verdiana. Licenciada em História pela Universidade de Havana, Cuba.
Coordenou e dirigiu vários projetos entre os quais: Coordenação da Área da Qualidade da Educação (Pesquisa Qualitativa, Avaliação, Gestão Escolar) – MEDRH/PROMEF/BM; Coordenação da Área de Formação da ONG – MORABI; Direção Executiva da MORABI da ONG – MORABI. Coordenação da Comissão de Descentralização da Educação República de Cabo Verde; Direção do Gabinete de Estudos e Planeamento do Ministério da Educação República de Cabo Verde; Coordenação da Unidade de Produção de Materiais Didáticos do projeto de Renovação e Extensão do Sistema Educativo (PREBA).

 

Melissa Sonnino
Coordenadora da Facing Facts! (Enfrentar os factos!), CEJI

Oriunda de Roma, Itália, Melissa tem uma vasta experiência em gestão de projetos da UE. Desde a sua criação em 2011, geriu e desenvolveu o projeto europeu Facing Facts! – torne o crime de ódio visível. É responsável pela construção e manutenção de relações com as principais partes interessadas e parceiros, apoiando as estratégias de comunicação e de angariação de fundos e coordenando vários projetos e atividades relacionados com o trabalho da CEJI sobre crimes de ódio e discursos de ódio. Também tem uma experiência significativa no desenvolvimento e implementação de programas de formação, presenciais e online, em questões relacionadas com crimes de ódio e monitorização de discursos de ódio.

 

Nuno Pinto
Presidente da Associação ILGA Portugal

Nuno Pinto é ativista e voluntário da associação ILGA Portugal desde 2005, sendo membro da Direção desde 2011, da qual é atual Presidente. É formado em psicologia e investigador em ciências sociais. Doutorado pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, com tese sobre a situação das pessoas trans em Portugal, tem trabalhado em vários projetos nacionais e internacionais – de investigação e intervenção – em domínios LGBTI.

 

Patrick Gasser
Diretor do Futebol e da Responsabilidade Social da União das Federações Europeias de Futebol (UEFA)

Patrick Gasser dirige a Unidade do Futebol e da Responsabilidade Social (FSR) da UEFA, tendo ingressado na UEFA em 1999. Antes de ingressar na UEFA, trabalhou durante treze anos no Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV), tanto no terreno como em Genebra. Trabalhou em áreas afetadas por conflitos em África, Ásia e Europa, onde tinha uma vasta gama de responsabilidades que incluíam dirigir operações de socorro e de proteção e gerir contactos dos meios de comunicação. Juntamente com o futebol, as suas paixões desportivas são o esqui e o ténis.

 

Patrycja Pogodzinska
Perita Jurídica da Agência dos Direitos Fundamentais da UE

Patrycja Pogodzinska (Doutorada) é perita jurídica na Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA), trabalha no Setor de Igualdade do Departamento de Igualdade e Direitos dos Cidadãos. As suas áreas de especialização em relação ao trabalho da FRA incluem: Direito europeu dos direitos humanos, não discriminação, direitos LGBTI, direitos dos cidadãos e liberdade de circulação, discriminação baseada na nacionalidade.
Antes de ingressar na FRA em 2016, trabalhou durante vários anos como advogada no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, no Departamento da Carta Social Europeia do Conselho da Europa e no Acordo Parcial Alargado do Conselho da Europa no domínio do Desporto (EPAS) e mais tarde no Parlamento Europeu no Departamento dos Atos Legislativos. Anteriormente, trabalhou na Polónia num escritório de advogados e como professora universitária.
É uma advogada qualificada e possui um doutoramento em direito internacional; é autora de inúmeras publicações na área de direito internacional e direitos humanos, em particular sobre não-discriminação e direitos LGBTI e foi laureada de uma bolsa de estudos no Instituto Max Planck de Direito Público Comparado e Direito Internacional em Heidelberg.

 

Paulo Carvalho da Silva
Vice-Presidente da rede ex aequo

Paulo Carvalho da Silva é bacharel em Relações Internacionais e é aluno de Mestrado em Direito Internacional, tendo escrito a sua dissertação sobre a relação entre as políticas de Responsabilidade Social Empresarial e os Direitos Humanos, com foco na inclusão e gestão da diversidade, da Universidade de Lisboa.
Paulo está atualmente a fazer o seu projeto de Mestrado no GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), colabora com a Carta Portuguesa da Diversidade e é vice-presidente da rede ex aequo – uma associação de jovens LGBTI e apoiantes.
Antes disto, Paulo trabalhou num consulado em Valência, numa startup em Barcelona, numa galeria de arte em Berlim e foi em ERASMUS para a República Checa.

 

Ricardo Amaral Robles
Vereador Municipal da Educação e dos Direitos Sociais de Lisboa

Ricardo Amaral Robles (Almada, 1977) é o vereador da Educação e dos Direitos Sociais na Câmara Municipal de Lisboa, eleito pelo Bloco de Esquerda. Anteriormente, foi o líder do Bloco de Esquerda na Assembleia Municipal de Lisboa (2013-2017).  É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (1995-2000) e Mestre em Engenharia Civil (IST, 2007). Também é formado em desenvolvimento sustentável e tornou-se um especialista qualificado em eficiência energética de edifícios (2008). É um membro sénior da Ordem dos Engenheiros.

 

Richard Köhler
Diretor Sénior de Políticas; Diretor Executivo Adjunto

Richard Köhler supervisiona a política da TGEU e o trabalho de advocacia a nível europeu. Fala regularmente em instituições da União Europeia e do Conselho da Europa em várias ocasiões, como a histórica reunião da reunião de especialistas em trans do Comissário para os Direitos Humanos em 2008. Tem sido um especialista procurado em igualdade trans na Europa por decisores políticos e também por ativistas trans. Richard atuou como membro do conselho interino da EPATH – Associação Profissional Europeia para a Saúde de Transgéneros e do comité independente de especialistas do Organismo de Igualdade Alemã sobre género. Richard é coautor do Catálogo de Melhores Práticas dos Direitos Humanos e Identidade de Género e o conjunto de ferramentas “Reconhecimento Legal de Género na Europa.
Tem sido um ativista trans dentro do Movimento Europeu de Transgéneros durante mais de uma década. Como membro do comité de direção da TGEU (2007-2010), iniciou continuamente a mudança para desenvolver a estrutura e a política da TGEU, através da sua vasta experiência em gestão de projetos internacional e consultoria de ONGs. Richard tem sido vital para a organização dos Conselhos Europeus Transgéneros e formações para a comunidade trans.
Anteriormente, geriu projetos de apoio a grupos minoritários na antiga União Soviética com a ILGA-Europe e a Gesellschaft für International Zusammenarbeit – GiZ (Associação de Cooperação Internacional) alemã. Tem formação em Administração Internacional de Empresas com especialização em ONGs em países de língua russa. Richard fala inglês, francês, alemão e russo e mora em Berlim.

 

Rosa Monteiro
Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade

Rosa Monteiro nasceu em Coimbra a 20 de dezembro de 1972. Licenciou-se em sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e fez mestrado em Famílias e Sistemas Sociais no Instituto Miguel Torga, de Coimbra. Doutorou-se em 2011 em Sociologia do Estado, Direito e Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses».
É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades e docente do ensino superior, no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.
É perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015. Integrou as equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente, o II e o III Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário (QREN 2007-2013). Tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações.
Foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017. Foi técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017.

 

Santiago M’banda Lima
Codiretor e Presidente do Conselho da Ação Pela Identidade

Santiago M´banda Lima é angolano-português e nasceu em Viseu. É um antirracista e intersexo ARTivista, sendo o primeiro intersexo a sair do armário em Portugal durante um discurso público no Parlamento Português, em maio de 2015. É o cofundador, codiretor e presidente do conselho da ONG Ação Pela Identidade, onde exploram uma estratégia centrada nos meios de comunicação (meios de comunicação novos e tradicionais) e também exerce advocacia e consultoria, incluindo o novo projeto de lei de autodeterminação e proteção das características do sexo. É um dançarino profissional, escritor e artista que se considera um criador.

 

Sarah Townsend
Secretária Geral da Federação Europeia de Desporto Gay e Lésbico

Sarah atua atualmente como Secretária Geral da Federação Europeia de Desporto Gay e Lésbico, tem defendido ativamente os direitos lésbicos há mais de 20 anos na França com a organização feminista lésbica CEL em Marselha, representa a Fédération Sportive Gaie et Lesbienne (Federação de Desporto Gay e Lésbico) como delegada internacional e está no Conselho da Federação Europeia de Desporto Gay e Lésbico desde 2016.

 

Sören Landmann
Comissário de Igualdade de Oportunidades para Pessoas de Diversas Identidades Sexuais e de Género (Comissário LGBTI) da cidade de Mannheim (Alemanha)

Sören Landmann é Comissário LGBTI da cidade de Mannheim. Esta posição foi criada em 2015 como a primeira do seu tipo no estado alemão de Baden-Wuerttemberg. O seu trabalho tem como objetivo melhorar a igualdade de oportunidades para pessoas de diversas identidades sexuais e de género, tanto na administração da cidade como na sociedade urbana. Sören Landmann representa a cidade de Mannheim na Rainbow Cities Network (Rede de Cidades Arco-Íris) desde 2015.
Sören Landmann estudou Psicologia na cidade de Trier. Além do seu trabalho, também é Presidente do Conselho da Instituição de Beneficência LGBTI alemã “Campanha contra a Homofobia”.

 

Susie Green
CEO da Mermaids, instituição de beneficência do Reino Unido para crianças não-conformes de género e transgénero, jovens e as suas famílias.

Nos últimos 20 anos, Susie tem defendido em nome da sua filha transgénero e em nome de outros pais britânicos e dos seus filhos.
Desde outubro de 1999, Susie foi um membro ativo da Mermaids, a instituição de beneficência do Reino Unido para crianças e adolescentes transgéneros e as suas famílias. Nesse período, a Mermaids interagiu e forneceu apoio de grupo a pais de crianças com questões de género, crianças não-conformes de género e transgénero, dando-lhe uma compreensão incrivelmente ampla do leque de experiências e desafios enfrentados por estas crianças e famílias.
Em janeiro de 2016, Susie tornou-se CEO da Mermaids e através do empenho e do compromisso de Susie, a Mermaids cresceu, fornecendo informações, conselhos e apoio emocional a milhares de pessoas.

 

Teresa Fragoso
Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género de Portugal

Teresa Fragoso é presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) desde agosto de 2016, cargo que exerceu, igualmente, entre 2011 e 2012.
Foi adjunta da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade entre 2015 e 2016, bem como do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros entre 2005 e 2008, tendo como responsabilidade o acompanhamento da área da igualdade de género, incluindo a vertente das relações internacionais e cooperação. Foi Secretária Técnica do Secretariado Técnico para a Igualdade da CIG em 2010, gerindo os fundos do Eixo 7 – Igualdade de Género, no âmbito do POPH/QREN.
Trabalhou como especialista em género e desenvolvimento com a UNWOMEN em Timor-Leste entre 2009 e 2010. É mestre em “Gender and the Media” pela London School of Economics and Political Science (University of London).
Presentemente está a completar o doutoramento em Políticas Públicas no ISCTE, sendo o foco da sua tese um estudo comparativo sobre a legislação das licenças parentais, em particular os direitos do pai.

 

Tiago Brandão Rodrigues
Ministro da Educação

Tiago Brandão Rodrigues nasceu em Braga, em 1977. Foi eleito deputado à Assembleia da República na XIII Legislatura pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.
Em 2000, concluiu a licenciatura em Bioquímica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Nos anos seguintes, realizou investigação científica da Universidade de Dallas e no Instituto de Investigações Biomédicas do Conselho Superior de Investigações Científicas, em Madrid, trabalho que conduziu ao seu Doutoramento em Bioquímica, especialidade de Biofísica Molecular, pela Universidade de Coimbra. Durante este período, dedicou-se ao estudo do metabolismo cerebral em doenças neurodegenerativas, tendo a sua tese sido galardoada com o Prémio António Xavier, em 2008.
A partir de 2010, foi investigador na área da oncologia no Cancer Research UK da Universidade de Cambridge, estando igualmente associado ao Corpus Christi College. Foi financiado pela Comissão Europeia, através do Programa Marie Curie, e pela Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO).
É membro de várias sociedades científicas internacionais e é autor de dezenas de artigos publicados em livros da especialidade e em importantes revistas científicas internacionais: Nature Medicine, Proceedings of the National Academy of Sciences e Cancer Research. O seu artigo sobre uma técnica pioneira para avaliar a eficácia dos tratamentos oncológicos, na revista Nature Medicine, valeu-lhe o British Prize da Sociedade Internacional de Ressonância Magnética em Medicina (2013).
Foi orador convidado em diversos eventos científicos internacionais, tendo lecionado em diferentes cursos de formação pré e pós-graduada. Foi membro do corpo editorial de revistas científicas e revisor de artigos, assim como avaliador de importantes agências científicas internacionais de financiamento. Integrou a direção da PARSUK (Associação dos Investigadores e Estudantes Portugueses no Reino Unido), onde desenvolveu trabalho na área da comunicação em ciência. Fez parte da Chefia de Missão da comitiva portuguesa aos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, enquanto Adido Olímpico.

 

Tine Claus
Chefe de Divisão da Unidade Federal para a Igualdade de Oportunidades, Ministério da Justiça, Bélgica

Tine Claus iniciou a sua carreira profissional em 2006 como investigadora e académica da Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade de Liège. Durante três anos conciliou a academia com o cargo de assessora jurídica e política da Polícia Federal, onde trabalhou durante 10 anos. Enquanto técnica generalista da Polícia, as suas áreas de especialização estenderam-se a diferentes ramos do Direito, como o enquadramento jurídico dos Direitos Humanos de pessoas detidas e migrações.
Em 2016 iniciou funções de chefe da nova administração federal para a Igualdade de Oportunidades. Durante a constituição da sua equipe, abraçou o desafio de organização do 5º Fórum IDAHOT em colaboração com quatro gabinetes diferentes e três outras administrações. Enquanto a sua administração assegura o secretariado da Comissão de Avaliação da lei anti-discriminação federal e trabalha na alteração destas leis, tornou-se o Ponto de Contacto Nacional para Crimes de Ódio do ODHIR e desenvolveu, em colaboração com o seu gabinete, o plano de ação Interfederal contra a discriminação e violência contra pessoas LGBTI.

 

Tom Erlend Skaug
Vice-Ministro, Ministro da Infância e da Igualdade, Governo da Noruega. Tomou posse em janeiro de 2018.

Funções anteriores:
2014-2018: Chefe adjunto do secretariado e diretor político do grupo parlamentar do Partido Conservador.
2013-2014: Chefe do secretariado, Gjensidigestiftelsen.
2010-2013: Chefe adjunto do secretariado, Tribunal Real da Noruega
2009-2010: Parceiro de Comunicação, Nordea Bank ASA
2006-2009: Assessor de comunicações sénior, JKL Group
2000-2006: Conselheiro político, Partido Conservador da Noruega
Mestrado em Direito, Universidade de Oslo, 2002

 

Valon Dasharami
Secretário Geral do Ministério dos Direitos Humanos e Minorias de Montenegro

Nasceu no dia 2 de janeiro de 1991 em Bar. Terminou o ensino básico e secundário em Ulcinj, tendo estudado posteriormente na Faculdade de Direito da Universidade de Donja Gorica.
Concluiu estudos especializados na direção judicial. Concluiu o seu estágio no escritório de advocacia Vukmanovi? Radovan. Foi membro da Comissão Eleitoral Municipal em Ulcinj, da qual se demitiu mediante a nomeação para membro da Comissão Eleitoral Estatal.
Valon Dasharami também foi nomeado membro da Comissão para a elaboração de uma versão provisória do Estatuto do Município de Ulcinj.

 

Yves Aerts
Diretor Executivo da Çavaria (Flemish LGBT+ umbrella organisation (organização guarda-chuva LGBT+ flamenga))

Yves Aerts é o diretor executivo da çavaria (desde 2007), a organização guarda-chuva LGBT+ na Flandres, a parte de língua neerlandesa da Bélgica, com mais de 125 organizações membros. A Çavaria inspira, estimula e apoia associações e indivíduos que defendem uma visão ampla sobre a orientação sexual, expressão de género e identidade de género. A organização luta pelo bem-estar e pelos direitos de homossexuais, lésbicas, bissexuais e pessoas trans* em todos os aspetos da vida quotidiana. Çavaria também coorganiza o Orgulho belga.
Yves é fundamental no lobbying por causas LGBT+ na política flamenga e belga. Antes de se tornar coordenador da çavaria, era membro voluntário do conselho e presidente da Het Roze Huis (A Casa Rosada) na maior cidade da Flandres, Antuérpia. Het Roze Huis é a organização guarda-chuva LGBT+ para a província de Antuérpia. Yves foi ativo em várias organizações de juventude LGBT+ antes de se mudar para a Het Roze Huis.
Juntamente com o seu trabalho na Çavaria, Yves também é membro do conselho do Instituto Belga para a Igualdade de Mulheres e Homens no Centro Interfederal pela Igualdade de Oportunidades e no Centro Federal de Migração.

 

 

PERFORMANCE MUSICAL

Fado Bicha

Fado Bicha é Lila Fadista na voz e João Caçador na guitarra.
É fado até ao tutano e é bicha porque se veste de subversão e rasganço. Opomo-nos aos termos e às estruturas que oprimem a nossa expressão enquanto artistas com uma identidade não normativa. Damos voz a uma experimentação pessoal que se revestiu de camadas de ativismo e representatividade de uma comunidade ainda pouco visível. Amamos o fado e ele faz parte da nossa expressão criativa. Mas o fado não incluía uma parte importante da nossa identidade: sermos LGBT, sermos queer, sermos bichas. Até agora.