Notícias CIG - Maio 2018
Rosa Monteiro - Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

EDITORIAL

Rosa Monteiro
Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade

 

Esta edição da newsletter da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género é publicada num momento de que nos podemos orgulhar. Com efeito, foi aprovada no passado dia 8 de março, em reunião do Conselho de Ministros, a nova Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 - Portugal + Igual.

Com eixos e orientações definidos a 12 anos, esta Estratégia apresenta-se com um horizonte alargado, alinhado com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. É integrada por três planos de ação que concretizam e operacionalizam os referidos eixos e orientações a cada quatro anos – Plano de ação para a igualdade entre mulheres e homens, Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica, e Plano de ação para o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género, e características sexuais.

VER ARTIGO »

 

---
Carlos Duarte, Vice-Presidente da CIG

ATÉ À IGUALDADE

Neste mês de maio celebrou-se o 17 de Maio, Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, efeméride que este ano ganhou especial importância para a CIG. O Governo de Portugal acolheu o 6º Fórum IDAHOT, em Lisboa, um dos mais importantes eventos europeus para a defesa dos direitos da comunidade LGTBI, que reuniu líderes políticos e de organizações internacionais, representantes da sociedade civil, de ONGs e organismos de defesa dos direitos humanos, ativistas e media europeus para a discussão e visibilidade dos direitos daquela comunidade a nível global.

É inequívoco que a atualidade política e social na Europa, e noutras regiões, está pautada por crescentes sinais de nacionalismo e populismo. Considerando esta realidade, vemos que os direitos das pessoas LGBTI têm ficado comprometidos. Segundo o Rainbow Index and Map, divulgado durante o IDAHOT 2018, ficou claro a falta de progresso no que respeita à adoção e implementação de políticas de igualdade em diversos países. É importante que a Europa trave a falta de progresso nesta matéria, sendo que em alguns casos assiste-se mesmo a retrocessos.

VER ARTIGO »

---

NOTÍCIAS

“Engenheiras por um dia”

“Engenheiras por um dia”

No dia 4 de maio, decorreu no Instituto Superior Técnico (IST) o seminário de encerramento da primeira edição do projeto “Engenheiras Por Um Dia”.

Este projeto nasce no quadro da Agenda para a Igualdade no Mercado de Trabalho, e tem como principal missão a prevenção da segregação das mulheres nas engenharias. Para tal foram convidadas 10 escolas-piloto de todo o país para operacionalizar ações de mentoria e role model com engenheiras.

VER ARTIGO »

---

CAMPANHA MINUTO DE IGUALDADE

A campanha “Minuto de Igualdade”, lançada no Dia Internacional das Mulheres, está em exibição nos canais Fox e FoxLife desde 15 de Abril. Esta campanha, financiada através dos EEA Grants, pretende sensibilizar o público em geral para as desigualdades que persistem entre mulheres e homens em vários setores da sociedade. Os vídeos abordam os temas: assédio sexual, tarefas domésticas, parentalidade partilhada e desigualdade salarial.

---

GREAT PLACES TO WORK

Realizou-se em abril a cerimónia Best Workplaces Portugal 2018 onde foram reconhecidos não só os 25 melhores lugares para trabalhar em Portugal em 2018, mas também as cinco empresas que se destacaram pelas suas práticas nas seguintes áreas: Igualdade de Género, Atração de Jovens Talentos, RSO e Sustentabilidade, Liderança, Saúde e Bem Estar.

Teresa Fragoso, Presidente da CIG entregou o Prémio sobre Igualdade de Género à AbbVie, empresa vencedora desta categoria.

---

A CIG NO MUNDO

Comissão do Estatuto das Mulheres das Nações Unidas (CSW)

Decorreu de 14 a 23 de Março, a 62ª Sessão da CSW que teve como tema “Construir alianças para alcançar a igualdade e o empoderamento das mulheres e raparigas rurais”. Abordou ainda o tema de revisão: “Participação e acesso das mulheres aos media e TIC e o seu impacto sobre e uso como um instrumento para o avanço e o empoderamento das mulheres”.

A delegação nacional, chefiada por Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, contou ainda com a participação de Teresa Fragoso, Presidente da CIG, e Maria João Silveirinha, membro da APEM, eleita pelo Conselho Consultivo da CIG.

---
Delegação Nacional defende Convenção de Istambul

Delegação Nacional defende Convenção de Istambul

A delegação nacional, chefiada pela Presidente da CIG e composta por vários representantes ministeriais, defendeu em fevereiro, em Estrasburgo, o relatório nacional sobre a implementação da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica – Convenção de Istambul. Neste seguimento, e após visita a Portugal no passado mês de março, o Conselho da Europa irá emitir recomendações ao Estado Português.

NZINGA

De África herdámos as nossas raízes, na diáspora construímos a nossa identidade, e com o Projeto Nzinga queremos criar uma nova comunidade. De mulheres afrodescendentes e empreendedoras, com ferramentas de emancipação financeira e oportunidades contra a exclusão. Sediado na Incubadora Social Ubuntu, que pertence ao Instituto Padre António Vieira-IPAV, o Projecto Nzinga, a implementar a partir de Março nas cidades de Coimbra e Lisboa, está estruturado no Método Ubuntu, assente num princípio que consideramos basilar:  "Eu sou porque tu és / Eu só posso ser Pessoa através das outras pessoas".

VER ARTIGO »

Relatório Cuidar o futuro: um programa radical para viver melhor

Relatório “Cuidar o Futuro: um programa radical para viver melhor”

No quadro do Projeto “Ouvir o Presente, Cuidar o Futuro: Homenagear Maria de Lourdes Pintasilgo”, apresentado no dia 18 de janeiro de 2018, em Abrantes, foi lançada a nova edição do Relatório Cuidar o futuro: um programa radical para viver melhor, comemorativa dos 40 anos da institucionalização da Comissão da Condição Feminina (CCF) – organismo criado por Maria de Lourdes Pintasilgo (1930-2004), enquanto Ministra dos Assuntos Sociais – a que sucedeu a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

“As Cientistas – 52 mulheres intrépidas que mudaram o mundo”

“As Cientistas – 52 mulheres intrépidas que mudaram o mundo”

O livro “As Cientistas – 52 mulheres intrépidas que mudaram o mundo” foi lançado pela Bertrand no dia 6 de março, no Laboratório Chimico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. O evento contou com a presença da Teresa Fragoso, Presidente da CIG, enquanto entidade parceira desta edição.

PUBLICAÇÕES CIG

OUTRAS PUBLICAÇÕES

Siga-nos no Facebook, no Twitter e conheça as novidades da nossa Biblioteca.